clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 16/04/2008 15h55min

Intuição pode determinar sucesso nas contratações

Característica tipicamente feminina é arma na hora de formar equipes

Na hora de selecionar os melhores profissionais para integrar suas equipes, as empresas investem em processos seletivos longos, com testes psicotécnicos, provas de conhecimentos, períodos de experiência, além das tradicionais entrevista pessoal e avaliação de currículo.
 
Mas quem disse que a pessoa mais preparada tecnicamente é a certa para aquela vaga? É preciso identificar se os valores do candidato estão de acordo com a filosofia e as políticas da corporação, além das características da equipe. É aí que entram os fatores intangíveis, como aquele sentimento pessoal de quem está fazendo a seleção. E, em se falando de mulheres, a intuição não costuma falhar.
 
Para a empresária e especialista em endomarketing Jacqueline Lima, fatores como a energia, a determinação, bom-humor, versatilidade e capacidade de trabalhar em equipe acabam predominando na hora de escolher os novos integrantes da equipe.
 
- A técnica acaba sendo um item secundário, quando se trata de agregar novos profissionais a uma equipe, para que sejam bem-sucedidos e felizes – comenta.

Os aspectos intangíveis são tão importantes na rotina de seleção de Jacqueline, que ela acaba questionando até mesmo o signo do candidato:

- Através dos signos, conseguimos identificar pontos fortes e fracos nas características individuais. Os signos de Fogo, por exemplo, áries, leão e sagitário, destacam peculiaridades de pessoas expansivas, comunicativas, pró-ativas, etc.
 
Ela alerta, porém, que o aspecto astrológico depende muito dos fatores externos, como a convivência familiar e social e características de personalidade muito particularizadas.

Jacqueline aposta nas características tipicamente femininas na hora de montar sua equipe. Entenda na entrevista abaixo a preferência da empresária:

VIDA FEMININA - Que fatores característicos da personalidade feminina a levam a preferir a formação de uma equipe apenas de mulheres?
Jacqueline Lima - A visão em "grande angular". As mulheres conseguem, por características de fêmea - que ampara, protege  e ao mesmo tempo encanta - ter uma visão muito mais abrangente de qualquer situação, enquanto os homens são muito focados. Acredito que hoje é necessário para as organizações talentos que enxerguem o todo e não as partes. Costumo dizer que quero "homens e mulheres de negócios" em minha empresa e não profissionais de comunicação especificamente.
VIDA FEMININA - Em que momentos você sente falta de ter homens na equipe? Como superar essa ausência?
Jacqueline - Procuramos sempre ter uma figura masculina em nosso quadro funcional. Inclusive a própria equipe solicita isto. A visão masculina nos traz objetividade quando necessário. Nos traz o foco, quando a "viagem"está muito grande.
VIDA FEMININA - Quais as desvantagens de ter o predomínio de mulheres na empresa?
Jacqueline - Não vejo desvantagens significativas se esta equipe for madura, profissional, sinergética, ética e bem-humorada. O único momento mais estressante é quando as TPMs começam a acontecer simultaneamente. Aí, tem que saber relaxar e entender alguns comportamentos que são realmente originados de grandes variações hormonais.
Divulgação / 

Jacqueline Lima forma sua equipe com base em fatores subjetivos
Foto:  Divulgação


Veja mais em Carreira

Notícias Relacionadas

16/04/2008 14h53min
Busque um remédio para suas dívidas
16/04/2008 14h47min
Não seja analfabeta nas finanças!
16/04/2008 13h29min
Como se comportar no cubículo
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2022 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.