clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 16/04/2008 14h47min

Não seja analfabeta nas finanças!

Aprenda a controlar seus gastos e faça o dinheiro render

Cristina Wagner  |  cristina.wagner@rbsonline.com.br

Historicamente, o papel de cuidar das finanças sempre foi do homem, provedor da casa. Para a mulher administrar, no máximo uma mesada ou um troquinho para "comprar uma coisa bonita".

Além disso, enriquecer ou guardar dinheiro por muito tempo sempre foi mal visto no Brasil. Era uma prática que se confundia com mesquinharia e acabava sendo deixada de lado.

Somam-se a esses fatores as inúmeras possibilidades de obter crédito que tem surgido e os apelos diários da mídia pelo consumo desenfreado. Pronto: dívidas e mais dívidas.

Ao que parece, muitas mulheres ainda não sabem muito bem onde vai parar o seu dinheiro. Pura falta de um método de organização e visualização de seus ganhos e seus gastos, pois os seres do sexo feminino são naturalmente mais sensíveis e organizados.

Segundo o consultor financeiro Reinaldo Domingos, autor do livro Terapia Financeira, a mulher deve criar o costume de guardar parte do que ganha desde o primeiro emprego. O valor a ser poupado pode variar de 10% a 30%  dos ganhos. Para determinar esse percentual, é necessário ter bem claros os objetivos a curto, médio e longo prazo.

Responda à pergunta: com o que você sonha? Com uma casa, uma viagem ou uma fonte de renda extra para quando se aposentar? Ao ter metas como estas em mente, fica mais fácil se controlar na época de liquidações ou evitar aquela compra por impulso.

Você tem idéia de quanto gasta por mês em cafezinhos, cabeleireiros, estacionamento e fast food? Estes são os chamados gastos invisíveis, feitos com aquelas moedinhas que estão soltas na bolsa, mas que podem causar grandes estragos na conta bancária feminina.

Tente fazer esse exercício, recomendado por Reinaldo Domingos: durante três meses, anote todos os gastos do dia-a-dia, mesmo que sejam de um centavinho, e separe-os  por tipo de despesa (alimentação, beleza, transporte, farmácia, etc.). No final de cada mês, some os valores. Assim, descobrirá o seu "eu financeiro", isto é, o seu perfil de gastos, e poderá planejar um modo de diminuir as despesas.

Mulher, entenda: hoje, poupar e planejar é uma questão de sobrevivência. E o dinheiro pode trabalhar por você. Uma boa conversa com o gerente de sua conta no banco pode sugerir o melhor investimento para o seu perfil. E Reinaldo recomenta: caso decida investir em ações na bolsa de valores, mantenha o perfil conservador e busque ações de primeira linha, através de uma corretora. E ele vai além:

 - Aliás, se a mulher tomar conta de suas finanças ela será uma grande mensageira da educação financeira, podendo influenciar até mesmo no estilo de seu homem.

Agora, se você conseguir guardar o dinheiro no início do mês, dar conta de todas as despesas e contas e ainda assim sobrar um troco, aí pode gastar sem culpa!

>> Clique aqui e leia entrevista sobre o Consultório de Finanças Pessoais

Divulgação / 

Controle cada centavo que sai da sua carteira
Foto:  Divulgação


Notícias Relacionadas

21/04/2008 15h13min
Teste: que tipo de funcionária você é?
18/04/2008 12h54min
Acabe de uma vez com a correria
16/04/2008 14h53min
Busque um remédio para suas dívidas
16/04/2008 13h29min
Como se comportar no cubículo
07/04/2008 18h27min
Não deixe a peteca cair
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2022 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.