clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Semana Farroupilha  | 20/09/2011 11h53min

"Agora é o momento de mostrar força política", diz Tarso sobre divisão de royalties

Governo lança campanha pela mudança na distribuição dos royalties da exploração do pré-sal

André Mags  |  andre.mags@zerohora.com.br

O governo do Estado lançou na manhã desta terça-feira — durante o desfile Farroupilha da Capital — uma campanha pela mudança na distribuição dos royalties da exploração de petróleo do pré-sal entre Estados.

Durante o desfile, o palanque das autoridades e os carros dos piquetes exibiram faixas com slogans como "O petróleo é de todos os brasileiros" e "Pela justa distribuição do pré-sal". Segundo o governador Tarso Genro, o objetivo é buscar maior percentual para o Estado na distribuição dos recursos provenientes da exploração do petróleo.

— Precisamos de força política para influenciar nas decisões do Congresso Nacional. Agora é o momento de mostrar força política — afirmou o governador.

Tarso se reúne no início da tarde desta terça-feira com autoridades do Acampamento Farroupilha, onde lançará oficialmente a campanha.

Entenda a campanha

A mobilização promovida pelo Estado ocorre no mesmo dia previsto para uma definição por parte do Governo Federal sobre sua proposta final quanto à divisão dos royalties do petróleo do pré-sal. Nesta terça-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reunirá ministros e líderes partidários do Senado para uma rodada final de discussão.

Na reunião, o governo espera finalizar a proposta a ser encaminhada ao Senado como substitutiva ao veto do ex-presidente Lula à emenda que previa a distribuição igualitária entre todos os Estados. O Senado deve votar a derrubada do veto no dia 5 de outubro.

De acordo com a nova proposta, apresentada no dia 14 de setembro, a parcela da União nos royalties cairia de 30% para 20% a partir de 2012. Os estados produtores teriam uma pequena redução, de 26,25% para 25%, e a participação dos municípios produtores ficaria em 18% em 2012, com mais quedas nos anos seguintes, chegando a 6% em 2020. Os demais municípios brasileiros teriam uma parcela de 23% no valor.

Emílio Pedroso / 

Tarso desfilou na manhã desta terça-feira em carro oficial, na Capital
Foto:  Emílio Pedroso


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

19/09/2011 16h12min
Governo lança no 20 de Setembro mobilização por distribuição equitativa de royalties do petróleo
14/07/2011 16h52min
Dilma defende repasse de 25% dos royalties do pré-sal a produtores, diz governador do MS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet
Grupo RBS

© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.