clicRBS
Nova busca - outros

Moacyr Scliar

divulgação

Moacyr Jaime Scliar nasceu no dia 23 de março de 1937, no hospital da Beneficência Portuguesa, em Porto Alegre. Filho primogênito do casal de primos José e Sara Scliar, ambos emigrados em 1904, vindos da Bessarábia - sul da Rússia, território hoje correspondente à Moldávia -, Scliar foi criado com seus dois irmãos no miolo do Bairro Bom Fim, em plena rua Fernandes Vieira. Estudante de Medicina, Moacyr Scliar formou-se em 1962, mesmo ano em que lançou Histórias de um Médico em Formação, no qual relatava suas experiências como residente. Trabalhando como médico sanitarista, Scliar fez questão de, em paralelo, trilhar o caminho da literatura: em 1963 participava da célebre antologia Nove do Sul e, em 1968, lançou sua primeira obra de ficção, a coletânea de contos O Carnaval dos Animais.

Autor de 67 livros em vários gêneros - ficção, ensaio, crônica, literatura infantil e infanto-juvenil -, Scliar também é colunista dos jornais Zero Hora e Folha de S. Paulo, colaborando com vários outros veículos do Brasil e do Exterior. Traduzido em 12 idiomas, lido em mais de 30 países, ganhador de vários prêmios literários - três vezes o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, o Casa de Las Américas, de Cuba, e o da Associação Paulista de Críticos de Arte, entre outros -, Moacyr Scliar é autor de obras já canônicas da literatura brasileira, como O Exército de um Homem Só, A Estranha Nação de Rafael Mendes e A Mulher que Escreveu a Bíblia, entre outros.

No dia 31 de julho, Scliar foi eleito com votação maciça para a Academia Brasileira de Letras, onde lhe cabe a cadeira 31, vaga desde a morte do romancista e poeta Geraldo França de Lima, no dia 22 de março deste ano. O feito de Scliar, apoiado pela comunidade cultural de todo o país, significa que o Rio Grande do Sul tem conta com mais um nome entre os imortais - depois da morte de Raymundo Faoro, em maio, somente o poeta e escritor Carlos Nejar, radicado no Espírito Santo, representava o Estado na ABL. O autor de A Guerra no Bom Fim passa a ser o único imortal gaúcho a residir no Rio Grande do Sul.

 
 

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.