clicRBS
Nova busca - outros

Instituto Estadual do Livro

divulgação

Criado em 29 de janeiro de 1954, o Instituto Estadual do Livro (IEL) é um órgão vinculado diretamente à Secretaria de Estado da Cultura e que tem como função principal realizar e fomentar atividades relacionadas à literatura e à formação de novos leitores. Única entidade no gênero em todo o Brasil, o IEL tem se dedicado ao longo de 49 anos de história à preservação da memória literária gaúcha, à revelação de novos talentos, à promoção de encontros de escritores com a comunidade, tornando viável uma política estadual do livro e da leitura, além de colaborar com entidades públicas e com o sistema editorial gaúcho.

Confundindo sua história com a história do próprio Estado, o IEL começou a ganhar estatura em 1956, ano em que se realizou o ciclo de palestras Estudos sobre o Romantismo. A partir de 1972, o IEL passou a atender e distribuir livros às delegacias de Educação e bibliotecas escolares e a realizar cursos, painéis e seminários. O grande impulso nas atividades do Instituto deu-se através da gestão da professora Lígia Averbuck, que levou a instituição a ter destaque no cenário cultural brasileiro com o lançamento de novos escritores gaúchos - como eles Caio Fernando Abreu, Luiz de Antonio Assis Brasil, Carlos Carvalho, Ivo Bender, Antonio Carlos Resende e Sérgio Capparelli. Também pelas mãos de Lígia Averbuck, foi criado o projeto Encontros de Escritores com estudantes de 1º e 2º Graus, hoje denominado Autor Presente.Responsável pela edição de Autores Gaúchos, série de fascículos com a biobibliografia dos mais importantes escritores do Rio Grande do Sul, o IEL, nos anos 90, também fez aparecer na cena local autores como Amilcar Bettega Barbosa, Fernando Neubarth, Michel Laub, Franklin Agnanostopoulos, entre outros.

No ano passado, o IEL lançou 27 novos títulos - como as reedições da antologia Nove do Sul e de Prosa dos Pagos, de Augusto Meyer, da Antologia Poética de Lara de Lemos, além de dar início à edição da obra completa do dramaturgo Carlos Carvalho. Dessa leva de publicações, oito eram autores iniciantes, que foram aprovados por um criterioso sistema de triagem de originais.Em 2002, o projeto Autor Presente, que promove encontros de autores com seus leitores, beneficiou 53 mil alunos de 234 municípios gaúchos.

 
 

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.