clicRBS
Nova busca - outros

Entenda a apuração

Tire suas dúvidas sobre termos e regras da contagem de votos encontrados no site de apuração do clicRBS

ABSTENÇÃO
O número de abstenções representa os eleitores aptos que deixam de votar. Todo brasileiro ou estrangeiro naturalizado que possua título de eleitor pode comparecer às urnas tanto no primeiro quanto no segundo turno.
Os votos justificados entram na contabilidade de abstenções. Na contagem dos votos válidos, sobre os quais é feito o cálculo para a eleição dos candidatos, o índice de abstenção é subtraído.

CANDIDATO ELEITO
Os candidatos considerados matematicamente eleitos são indicados por uma tarja azul. Um postulante está matematicamente eleito quando, mesmo sem a totalização dos votos, não houver possibilidade de ser ultrapassado por outro concorrente. Quando dois candidatos disputam o segundo turno, uma tarja verde identifica os nomes. Os dados do site são repassados pelo TSE.

Presidência e governos estaduais – São eleitos os candidatos e vices que obtiverem maioria absoluta de votos, desconsiderados brancos, nulos e abstenções no primeiro turno. Se um dos postulantes não obteve maioria absoluta (50% mais um), os dois mais votados disputam o segundo turno. Nesta etapa, vence quem obtiver a maioria simples.

Senado – São eleitos os dois candidatos que conquistarem a maioria dos votos. Ocorrendo empate, vence o mais velho.

Deputados federais e estaduais – São eleitos pelo sistema proporcional, que considera válidos apenas os votos para candidatos regularmente inscritos e para legendas. Tarjas amarelas indicam os candidatos eleitos. Somente os partidos que atingirem o quociente eleitoral (divisão entre votos válidos para deputado e número de cadeiras disponíveis) têm vaga na Câmara Federal e nas assembléias legislativas. Conhecido esse número, é preciso calcular o quociente partidário, que definirá o número de representantes por sigla. Divide-se o número de votos dados aos candidatos do partido ou da coligação pelo quociente eleitoral, desprezadas as frações. São eleitos tantos candidatos do partido ou da coligação quantos o quociente partidário indicar, na ordem da votação que cada um tiver obtido. A distribuição de sobras ocorre quando o total de vagas obtidas de forma direta for inferior à composição fixa da bancada. Divide-se os votos de cada legenda ou coligação pelo número de vagas já obtidas mais um.

DIFERENÇA ENTRE CANDIDATOS
O cálculo da diferença de votos entre candidatos é realizado sempre em relação ao postulante que estiver uma posição à frente. Assim, quem ocupar a primeira posição não terá diferença em relação aos demais concorrentes. Já no caso do candidato que estiver em segundo lugar, haverá um cálculo em relação aos votos do primeiro. O postulante que ocupar a terceira colocação terá sua diferença calculada sobre os votos do segundo, e não sobre os votos do primeiro, e assim sucessivamente.

ELEITORES
O número de eleitores indica todas as pessoas que têm título eleitoral e votaram ou justificaram o voto nas três últimas eleições, idenpendentemente de terem comparecido às urnas neste pleito. O voto só é facultativo no país para pessoas entre 16 anos e 18 anos incompletos, maiores de 70 anos e analfabetos.

ORDENAÇÕES
As listas de votações dos candidatos a deputado federal e estadual podem têm quatro tipos diferentes de ordenação:

Alfabética – Mostra a lista de todos os candidatos, incluindo as legendas, com suas respectivas votações por ordem alfabética do primeiro nome. Tarjas amarelas marcam os candidatos eleitos, de acordo com o cálculo do quoficiente eleitoral e partidário realizado pelo TSE.

Partido/Alfabética – A lista é apresentada com os candidatos agrupados por partidos, que, por sua vez, aparecem em ordem alfabética. Entre os candidatos de cada legenda, o critério de ordenação também é por alfabeto do primeiro nome. Tarjas azuis marcam os candidatos eleitos, de acordo com o cálculo do quoficiente eleitoral e partidário realizado pelo TSE.

Partido/Votos – A lista é apresentada com os candidatos agrupados por partidos, que, por sua vez, aparecem em ordem alfabética. Entre os candidatos de cada legenda, o critério de ordenação é a votação, começando sempre pelo candidato que obteve o maior número de votos e terminando com o menos votado. Tarjas azuis marcam os candidatos eleitos.

Votos – Apresenta a lista de todos os candidatos, incluindo as legendas, por ordem de votação. Ou seja: o mais votado aparece no topo, seguido pelos nomes dos demais postulantes em ordem decrescente. Esta lista não leva em consideração se os candidatos se elegeram ou não, uma vez que a votação individual de cada concorrente não é suficiente para a definição de quem ocupará as vagas para a Câmara Federal e as assembléias legislativas. Os eleitos são definidos pelo cálculo do quoficiente eleitoral e partidário, realizado pelo TSE. Tarjas azuis marcam os candidatos eleitos.

QUOCIENTES
Os quocientes eleitoral e partidário definem, respectivamente, os partidos/coligações que têm direito a ocupar vagas na Câmara Federal e nas assembléias legislativas e o número de vagas que caberá a cada partido/coligação.

Quociente eleitoral – É o primeiro ingrediente para definir que partidos e coligações têm direito a cadeiras na Câmara Federal e na Assembléia Legislativa. É o sistema proporcional, vigente no país. Para chegar ao quociente eleitoral, se faz uma divisão simples entre os votos válidos – para candidatos regularmente inscritos e para as legendas partidárias – e o número fixo de vagas no Estado. Se o resultado apresentar fração, esta é desprezada se igual ou inferior a meio (0,5). Se a fração for superior, será considerada equivalente a um.

Quociente partidário – Define o número de vagas que caberá a cada partido ou coligação que tenham alcançado o quociente eleitoral. Para conhecer a quantidade de deputados de cada bancada, é preciso somar os votos válidos dados aos candidatos do partido com aqueles dados apenas para a legenda e dividir este resultado com o quociente eleitoral – previamente apurado. Neste cálculo, as frações da divisão são desprezadas. Estarão eleitos todos os candidatos do partido ou da coligação quantos o quociente partidário indicar, na ordem da votação que cada um tiver obtido.

REGIÕES
Além de acessar as votações dos candidatos a presidente nas cinco regiões brasileiras, também é possível acompanhar os números dos candidatos a senador e governador do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nas diversas regiões dos Estados.

Rio Grande do Sul – As 24 regiões apresentadas no site são classificadas pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Santa Catarina – As regiões apresentadas no site são classificadas pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

VOTANTES
O número de votantes revela quantos eleitores efetivamente foram às urnas durante o pleito. É a diferença entre o número de eleitores aptos a votar em todo o país e o número de abstenções. Entre os votantes são contados os votos válidos, nulos e brancos.

VOTOS APURADOS
A cada nova atualização do sistema de apuração, muda o número de votos apurados. No site do clicRBS, este dado está logo abaixo do número total de eleitores e indica a quantidade de votos já computada pelo TSE. É a soma das abstenções, votos válidos, brancos e nulos de cada uma das seções encerradas no país.

Segundo o TSE, a primeira parcial dos votos relativos aos Estados será divulgada a partir das 17h (horário de Brasília), quando termina a votação na maior parte do país. A primeira parcial sobre a corrida ao Palácio do Planalto só será veiculada depois de encerrada a votação no Acre, que tem duas horas a menos de fuso horário em relação ao resto do país.

VOTOS BRANCOS/NULOS
Os votos brancos e nulos aparecem na parte inferior da coluna da direita do site de apuração. Esses votos não entram na contagem dos válidos, ou seja, não valem para o cálculo da maioria de votos para a Presidência e para os governos estaduais. Também são desprezados nas eleições proporcionais.

Na urna eletrônica, é possível votar em branco. Basta apertar a tecla BRANCO e confirmar com a tecla verde CONFIRMA. Os votos nulos são aqueles em que o eleitor digita um número de candidato e partido inexistentes e depois aperta a tecla verde CONFIRMA.

VOTOS TOTAIS
No site de apuração é possível acompanhar a contagem tanto dos votos válidos quanto de todos os votos computados até o momento pelo TSE: os votos totais, que incluem brancos, nulos e as abstenções.

Para alternar de uma contagem para outra basta selecionar "Votos válidos" ou "Votos totais" acima da tabela com o nome e os dados relativos a cada um dos candidatos. Os votos totais não são os utilizados para o cálculo percentual que classifica o vencedor ou os classificados ao segundo turno nas eleições majoritárias.

VOTOS VÁLIDOS
O site de apuração apresenta o total de votos válidos no quinto item da coluna da direita. São os votos em algum candidato, ou em alguma legend
Tire suas dúvidas sobre termos e regras da contagem de votos encontrados no site de apuração do clicRBS.

Nuvem Esperança
 

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.