clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Política  | 25/11/2010 03h24min

Secretariado de Tarso deve ter perfil político

Com o anúncio ontem de 13 nomes, governador eleito expõe uma equipe com pouco espaço para técnicos

Aline Mendes e Elton Werb  |  aline.mendes@zerohora.com.br, elton.werb@zerohora.com.br

Com 76% do primeiro escalão anunciado, os principais auxiliares do governador eleito Tarso Genro têm perfil eminentemente político. Deputados e ex-deputados abocanharam quase toda a lista composta por 23 nomes. O primeiro escalão completo terá 30 nomes.

> Veja quem é quem na equipe de Tarso

Apenas cinco nomes deverão emprestar um componente mais técnico à futura administração, e mesmo assim dois deles (o economista Arno Augustin, que pode chefiar a Fazenda caso deixe o governo federal, e o professor José Clóvis Azevedo, que vai para a Educação) são antigos militantes petistas. Apenas três não têm filiação partidária.

Dois de cada três secretários confirmados pelo governador eleito têm experiência parlamentar. Dez concorreram nas eleições de outubro, mas somente cinco saíram vitoriosos nas urnas, dois para a Câmara e três para a Assembleia, enquanto três ficaram na suplência. Outros cinco secretários, todos do PT, já exerceram mandato de deputado ou de vereador.

Sigla do governador, o PT tem 13 secretários confirmados, contra três do PTB, dois do PC do B, um do PDT e um do PSB. O PDT ficará com mais duas pastas e o PT deve levar outra.

Clique na imagem abaixo e confira a situação das pastas:


Com aliados na plateia do auditório do Centro de Treinamento da Procergs, no bairro Tristeza, o anúncio de mais um grupo de secretários teve ares de solenidade, apesar de o governador ter se desculpado pela inexistência de protocolo e recorrido à assessoria:

— Quem sentará à mesa: secretários ou representantes dos partidos?

Diante de um púlpito e ao lado dos futuros representantes, Tarso anunciou um total de 13 nomes — outros 10 já haviam sido confirmados. Entre as surpresas, estão a atual chefe de gabinete da deputada federal Maria do Rosário (PT), Márcia Santana, e a ex-superintendente do Grupo Hospitalar Conceição Jussara Cony (PC do B), que assumirá o Meio Ambiente. Ao lado de Abgail Pereira (PC do B), do Turismo, são as únicas mulheres no grupo anunciado até agora.

O PDT deve anunciar hoje nomes para ocupar duas das seguintes pastas: Administração, Esporte e Gabinete dos Prefeitos. A definição dos outros cinco nomes que faltam pode ficar somente para o retorno das férias do governador eleito, que amanhã viaja para Buenos Aires.

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.