clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 19/11/2010 14h06min

Sarney nega desejo de voltar à presidência do Senado

Para o senador, não há dúvida de que o PMDB tenha o direito de indicar o presidente da Casa

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), reiterou nesta sexta-feira que não está em campanha para reeleição ao cargo. Sarney insistiu que agora trata-se de um fato consumado, ao contrário do que ocorreu há dois anos, quando só nos últimos dias ele assumiu sua candidatura para se eleger, pela terceira vez, presidente do Senado.

— Não quero voltar à Presidência. Das outras vezes, vocês me levaram a emparedar sobre essa declaração. Agora eu não vou cair na mesma — disse.

Para o senador, não há dúvida de que seu partido tenha o direito de indicar o presidente do Senado.

— O PMDB, como partido majoritário, tem o direito de indicar o presidente da Casa. A proporcionalidade está no nosso regimento e a mesa deve ter uma composição proporcional. Só estamos cumprindo o regimento — disse Sarney.

O presidente do Senado chamou de "total ficção" reportagem publicada hoje sobre o encontro que ele teria tido com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), sobre o apoio do partido para que o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, venha a ser indicado pelo presidente Lula para a vaga do Supremo Tribunal Federal (STF).

— Esse é um problema que não diz respeito ao Congresso e muito menos à Justiça — frisou, referindo-se ao fato de que Asfor seria o nome capaz, do STJ, de diminuir a abrangência da Lei da Ficha Limpa e, com isso, permitir que o peemedebista Jader Barbalho assuma o mandato no Senado para o qual foi eleito.

— O ministro Cesar, como também muitos outros nomes que há na magistratura brasileira, são excelentes nomes para ocupar a cadeira no Supremo Tribunal Federal. Essa é uma decisão que só o presidente Lula pode tomar — disse.

Sarney acredita que será possível, ainda este ano, submeter o nome escolhido por Lula à sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ao plenário do Senado.

AGÊNCIA ESTADO
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.