clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Política  | 10/11/2010 04h46min

Centro de Treinamento do Procergs é a casa da transição de Tarso

Em uma espaçosa casa na zona sul da Capital são feitos estudos e mantidos contatos que desenham o futuro do Piratini

Aline Mendes  |  aline.mendes@zerohora.com.br

Adepto de caminhadas no Parcão, o governador eleito Tarso Genro (PT) parece ter escolhido o lugar certo para o seu gabinete no Centro de Treinamento da Procergs, no bairro Tristeza, sede do governo de transição. Ao ar livre, entre árvores e arbustos, o petista traça o futuro secretariado. A intenção é agilizar as definições antes do embarque para a Europa, amanhã.

Além de conversar com Cezar Alvarez, a quem convidou para secretariado, Tarso emendou outra reunião no pátio, desta vez com o vereador Waldir Canal e com o deputado estadual Carlos Gomes, ambos do PRB. Acompanhado do futuro secretário do Planejamento, João Motta, o petista selou a participação do partido. Já o ex-candidato do PV ao Palácio Piratini Montserrat Martins levou contribuições para a área ambiental.

Apesar de o número 64 da Rua Doutor Mário Totta, no bairro Tristeza, estar à disposição do governo de transição desde segunda-feira, os cerca de 40 profissionais começaram a se instalar ontem no prédio principal. No térreo, há duas salas reservadas para o grupo do governo do Estado, comandado pelo secretário da Transparência, Francisco Luçardo, e outro espaço para treinamentos da Procergs.

No segundo andar, os setores administrativo, de comunicação e agenda também já começaram os trabalhos. O restante das salas ainda está vazio. No prédio do auditório, foram reservados outros dois espaços ainda sem destino específico. Oficialmente, o gabinete de Tarso fica no galpão de madeira destinado à área de lazer e com vista para o Guaíba.

A casa das transições

Sede do governo de transição de Tarso Genro (PT), o Centro de Treinamento da Procergs, no bairro Tristeza, já recebeu a Seleção tricampeã mundial de futebol, quando ainda era Colônia de Férias do Banrisul.

Nos 10 dias em que permaneceram na Capital para treinar no campo do Sesi, em 1969, Pelé, Rivelino e outros jogadores ilustres ficaram hospedados na colônia, que foi especialmente reformada para recebê-los. Como sinal de agradecimento pela hospitalidade, os jogadores deixaram uma placa de presente.

O terreno na Rua Doutor Mário Totta foi adquirido pelo banco gaúcho em 1940. Três anos mais tarde, era inaugurada a Colônia de Férias. Há cerca de 30 anos, o imóvel foi vendido para a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), que transformou o local em centro de treinamento.

Com 5,8 mil metros quadrados, sendo 2,1 mil metros de área construída diante do lago Guaíba, ocupa um dos pontos privilegiados da Capital. Além do prédio principal, que tem dois andares, também há um auditório e um galpão de madeira destinado ao lazer. O pátio, bastante arborizado, conta com bancos e mesas para conversas reservadas.

Tarso não é o primeiro candidato eleito a fazer uso do espaço. A governadora Yeda Crusius (PSDB) e o antecessor, Germano Rigotto (PMDB), também ocuparam o Centro de Treinamento para organizar o início dos quatro anos à frente do Palácio Piratini.

 

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.