clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Pesquisas  | 01/10/2010 11h35min

Campanha eleitoral derruba aprovação, mas avaliação do governo bate recorde

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira indica que 77% dos entrevistados consideram o governo "ótimo" ou "bom"

Atualizada às 12h57min

O governo federal é "ótimo" ou "bom" para 77% dos entrevistados em pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) — contra 4% de "ruim" ou "péssimo". Leia mais sobre a pesquisa clicando aqui.

Segundo o órgão, a campanha eleitoral fez cair a aprovação da população em seis das nove áreas de atuação governamental avaliadas pela Pesquisa CNI-Ibope, mas a avaliação positiva do governo atingiu novo recorde em setembro.

Houve queda na aprovação das áreas de educação, meio ambiente, segurança pública, saúde, impostos e combate à fome e à pobreza em relação à pesquisa anterior, realizada em junho.

"Os movimentos mais significativos podem ser explicados pela disputa eleitoral, pois as maiores quedas na aprovação ocorreram em setores que foram amplamente debatidos nas campanhas, como saúde, educação e meio ambiente", assinala a pesquisa.

Segundo a CNI/Ibope, o Nordeste continua sendo a região onde o governo tem a maior aprovação, de 83%. Já a menor taxa de satisfação com o governo está no Sul, 71%. A pesquisa também apurou que a aprovação da forma como o presidente Lula governa manteve-se em 85%, mesmo patamar de junho.

Queda na confiança

Apesar de o governo ter registrado recorde de aprovação em setembro, a confiança da população no presidente Lula caiu no mesmo período. Segundo a sondagem, 76% dos entrevistados confiam no presidente. No levantamento anterior, feito em junho, o porcentual dos que confiavam em Lula era de 81%.

A CNI destaca que, entre a população com renda mensal superior a 10 salários mínimos, o índice dos que não confiam em Lula é de 36%. O resultado é bem superior ao porcentual geral, que inclui todas as faixas de renda, dos que não confiam em Lula, que é de 19%.

As informações desta sexta-feira sobre o governo fazem parte da pesquisa divulgada na quarta-feira. No entanto, diferentemente do que costumava fazer, a CNI desmembrou a divulgação, deixando para hoje a parte do levantamento que diz respeito ao governo e ao presidente Lula. A pesquisa CNI/Ibope ouviu 3.010 pessoas em 191 municípios, entre os dias 25 e 27 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais.

ZEROHORA.COM
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.