clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 09/09/2010 02h52min

Campanha de Fogaça se rende e convoca Eliseu Padilha para mobilizar bases

Deputado articulará relação com municípios e dividirá funções com Mendes Ribeiro Filho

Paulo Germano  |  paulo.germano@zerohora.com.br

Depois de meses apartado da campanha, o deputado federal Eliseu Padilha (PMDB) ganhou carta branca para assumir um papel-chave na candidatura de José Fogaça (PMDB) em busca do Piratini. Padilha sofria resistência de uma ala do partido, mas foi procurado pela cúpula da sigla para amplificar as mobilizações pelos municípios gaúchos. Embora contestado, o deputado é visto no PMDB como o maior articulador da militância.

O coordenador-geral da campanha, deputado federal Mendes Ribeiro Filho, nega que o colega estivesse excluído do processo. Mas o próprio Padilha, que é secretário-geral da legenda, afirma jamais ter recebido qualquer solicitação para colaborar com as mobilizações (veja entrevista nesta página).

Avaliando como lento o ritmo da campanha, o presidente estadual do PMDB, senador Pedro Simon, conversou com o deputado na manhã de ontem. Ficou acertado que a executiva do partido passaria a articular a militância. Embora Simon seja o presidente da sigla, na prática será Padilha quem coordenará a mobilização.

– Estamos agregando mais forças, e ele é uma dessas forças – diz Clóvis Magalhães (PMDB), braço direito de Fogaça na coordenação.

Líderes do PMDB afirmam que Fogaça, que esteve ontem na Serra, resistiu até onde podia à ideia de envolver Padilha na campanha. A intenção principal seria evitar, em um eventual governo, a partilha de cargos com o deputado – que é investigado pelo Supremo Tribunal Federal por suspeitas de envolvimento em irregularidades apuradas pela Operação Solidária.

No sábado passado, no entanto, a notícia de que o deputado estadual Marco Alba (PMDB) foi escolhido para comandar a campanha na Região Metropolitana já evidenciava indícios de que Padilha entrava em cena. Afilhado de Padilha, Alba só aceitou a função após o consentimento do padrinho político.

Pompeo de Mattos vai assumir papel semelhante no PDT

Fogaça falou com Padilha naquele mesmo dia, e Magalhães já vinha telefonando para o deputado. Ontem, ao comentar a queda de Fogaça nas pesquisas e o crescimento de Tarso Genro (PT), um dirigente do PMDB disse que “não é mais hora de escolher companhias, e sim de virar o jogo”.

Magalhães garante não haver perda de poder com a entrada de Padilha: Mendes seguirá coordenando a campanha normalmente.

– Se o Padilha vai participar mais ativamente, maravilhoso – disse Mendes ontem à noite.

Está marcada para amanhã, com a presença de Padilha, uma reunião do comando do PMDB e do PDT, principal partido aliado da campanha. O deputado federal Pompeo de Mattos (PDT), vice na chapa de Fogaça, assumirá o mesmo papel de Padilha no lado dos pedetistas, mobilizando as bases do partido.

"O comando de campanha parecia querer autossuficiência"

O deputado federal Eliseu Padilha ingressa em uma missão que conhece: mobilizar as bases. A seguir, a síntese:

Zero Hora – Por que só agora chamaram o senhor para participar ativamente da campanha?

Eliseu Padilha– Quando desisti de ser candidato ao Senado, ficou decidido que a Secretaria-Geral do partido, comandada por mim, organizaria as mobilizações pelo Estado. Só que, depois da convenção do PMDB, jamais foi solicitado absolutamente nada à Secretaria-Geral. Entendemos agora que esta é uma missão do partido, independentemente de qualquer solicitação.

ZH – Em outras palavras, o senhor coordenará a campanha?

Padilha– O partido vai fazer sua parte nos municípios, independentemente do que está sendo feito pelo chamado comando de campanha, instituído pelo Fogaça.

ZH – O senhor começa quando a mobilizar os militantes?

Padilha
– Já estou nesta função. Não estávamos executando porque o comando de campanha parecia querer algum tipo de autossuficiência, que nós respeitamos. Mas respeitamos até a semana passada.

ZERO HORA
Banco de dados / Divulgação

O deputado federal Eliseu Padilha terá a missão de promover mobilizações pelos municípios gaúchos
Foto:  Banco de dados  /  Divulgação


Comente esta matéria
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.