clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Pesquisas  | 24/06/2010 05h34min

Oposição questiona pesquisa que aponta Dilma na liderança

Os números divulgados ontem indicam que a petista tem 40% contra 35% do tucano Serra

Atualizada às 05h34min

Em resposta aos números da pesquisa CNI/Ibope, os apoiadores de José Serra (PSDB) usaram duas estratégias: duvidaram dos resultados e condenaram a linha de campanha desenvolvida por Dilma Rousseff (PT). Já os apoiadores dela comemoraram.

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), questionou o relatório do Ibope. O parlamentar, um dos cotados para vice na chapa de Serra, disse que o partido foi “surpreendido” porque levantamentos internos indicariam a liderança do tucano, com pelo menos dois pontos percentuais à frente:

– Esses números são diferentes do que nós temos. Respeitamos o Ibope, mas nossas pesquisas não coincidem com esse resultado. Ele está sempre na frente. Pode anotar: até o final do mês, ele estará novamente na frente.

Cotado como o principal nome do DEM para ser vice de Serra, o deputado federal José Carlos Aleluia (BA) afirmou que a “máquina do governo” foi usada em favor de Dilma, conseguindo até mesmo anular o efeito da exposição do tucano na mídia. Desde maio, Serra foi a estrela de três programas partidários exibidos em cadeia nacional: DEM, PPS e PSDB.

– Quando a campanha começar e os dois estiverem em pé de igualdade, sem o uso da máquina do governo, a vantagem de Dilma não deve se sustentar – disse Aleluia.

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) completou:

– Uma candidata que quer governar o país, mas foge de debates, evita o diálogo, é um alerta para o eleitor.

Já o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), comemorou a pesquisa. Ele observou que Dilma já superou a média de 25% a 30% das intenções de voto que os analistas, tradicionalmente, atribuem como percentual máximo de votos no PT.

– A campanha vai acontecer, mesmo, na televisão, quando os programas mostrarem os números do avanço do Brasil. E quando o presidente Lula pedir votos para Dilma – afirmou Jucá.

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que a pesquisa revela que Dilma cresce à medida que se torna mais conhecida. Para o petista, ela é a “única que pode consolidar e aprofundar as conquistas de Lula”.

ZERO HORA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.