clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Eleições  | 20/04/2010 09h33min

PSB começa a negociar retirada da pré-candidatura de Ciro Gomes

Daqui a uma semana, a Executiva Nacional do PSB pretende bater o martelo sobre a situação

A cúpula do PSB começa hoje as negociações para a retirada da pré-candidatura do deputado Ciro Gomes da corrida presidencial. A pretexto de participar de comemoração pelos 50 anos de Brasília, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, deve desembarcar na capital para um conversa com Ciro.

— Temos de atender o apelo do Ciro e resolver logo isso. Existem vários diretórios do partido nos Estados que estão parados à espera de uma solução — disse o vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral.

Daqui a uma semana, dia 27, a Executiva Nacional do PSB pretende bater o martelo sobre a candidatura de Ciro à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva. Na contabilidade do PSB, a renúncia dele pode virar moeda de troca na negociação com o PT em alguns Estados. A candidatura de Ciro, que já dividia o partido, perdeu força nos últimos dias após nota do deputado pressionando o PSB a decidir seu futuro.

A avaliação de parte da cúpula do partido é que a nota de Ciro foi "grosseira" e "deselegante". No entanto, o vice-presidente do PSB negou que o partido esteja "negociando" com o PT a retirada da candidatura de Ciro Gomes em troca do apoio de petistas em alguns Estados:

— Não existe isso. Até porque o PT tem muito pouco a oferecer hoje ao PSB.

A avaliação de parte da cúpula do PSB é que a candidatura de Ciro perdeu densidade com a polarização da eleição presidencial entre a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra.

Um dos sinais foi o fato de Pedro Brito, ministro da Secretaria Especial dos Portos, não ter se desincompatibilizado, no início de abril, para disputar uma vaga na Câmara. Brito é ligado a Ciro — foi seu secretário executivo no Ministério da Integração Nacional, no primeiro mandato de Lula. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

Agência Estado
Roberto Scola / 

Avaliação de parte da cúpula do PSB é que a candidatura de Ciro perdeu densidade
Foto:  Roberto Scola


Comente esta matéria
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.