clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Conteúdo: cinzasnors  | 27/10/2011 18h33min

FOTO: nuvem de cinzas é expelida pelo vulcão chileno Hudson

Mais de cem moradores foram retirados da região

A atividade do vulcão Hudson obrigou as autoridades chilenas a lançar um alerta vermelho na quarta-feira. Mais de cem moradores foram retirados da região do vulcão, por medida de precaução. Em imagem feita ontem e divulgada nesta quinta, uma grande nuvem de cinzas é expelida.

O alerta vermelho implica, entre outras medidas, o reforço do monitoramento do vulcão, a mobilização dos sistemas de defesa civil e a adoção de planos de remoção da população de Aysén, Rio Ibañez e Chile Chico, regiões que poderiam ser atingidas pelas lavas e cinzas.

Sismólogos acreditam que o Hudson pode entrar em erupção nos próximos dias ou até horas.

Possibilidade de afetar o Estado

Por enquanto, não é possível dizer se uma eventual erupção do Hudson, que fica cerca de mil quilômetros mais ao sul em relação ao Puyehue, poderia afetar o Rio Grande do Sul. Carlos Augusto Sommer, professor de Geologia da UFRGS e especialista em rochas vulcânicas, lembra que, em tese, todos os vulcões localizados no sul do Chile podem trazer cinzas para o Estado.

— Vai depender, em primeiro lugar, da magnitude da erupção e, em segundo, do regime de ventos que estiver atuando na região — diz Sommer.

A meteorologista Estael Sias, da Central RBS de Meteorologia, disse que somente quando o vulcão entrar em erupção será possível saber a altitude que as cinzas serão expelidas e, a partir daí, cruzar as informações meteorológicas para saber sua direção e onde elas vão cair.

ZERO HORA
AFP / AFP

Imagem foi feita ontem e divulgada nesta quinta
Foto:  AFP  /  AFP


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

26/10/2011 19h27min
Atividade do vulcão Hudson lança alerta vermelho no Chile
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.