clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Conteúdo: cinzasnors  | 14/06/2011 12h37min

Nuvem de cinzas concentra-se em Caxias do Sul, Santa Maria e Florianópolis

A emissão de fumaça pelo vulcão vem perdendo força progressivamente

nuvem de cinza vulcânica deixou a região de Porto Alegre e concentra-se neste momento em Caxias do Sul, Santa Maria e Florianópolis, de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB). As informações foram constatadas a partir do último boletim emitido pelo Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina (Vaac), instituto responsável pelo monitoramento da situação no Cone Sul.

Segundo o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), o relatório também aponta que a nuvem está mais baixa, a cerca de 1.000 metros. O Vaac informou que a emissão de fumaça pelo vulcão vem perdendo força progressivamente.

Segundo a meteorologista Estael Sias, da Central RBS, as condições meteorológicas de vento e umidade definiram a posição das cinzas hoje no Estado.

— A umidade que se agrega as partículas as deixa mais "pesadas" e, com isso, com o deslocamento mais lento, fazendo com que elas desçam a níveis mais baixos. A trajetória dos ventos, associada ao ciclone no mar, fez com que elas fossem "jogadas" do centro para o norte do Rio Grande do Sul, chegando tambem a Santa Catarina — explica.

Apesar das cinzas, o Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, opera normalmente. Somente voos para Argentina estão cancelados.

>> Saiba a situação de cada companhia e como entrar em contato

>> Entenda o perigo das cinzas para os aviões:


>> Conheça o vulcão chileno Puyehue:


ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.