clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Carnaval 2012  | 17/12/2011 11h27min

Morre o carnavalesco Joãosinho Trinta

Ele estava internado em estado grave

Atualizada em 19/12/2011 às 16h19min

Morreu neste sábado, em São Luís, no Maranhão, o carnavalesco Joãosinho Trinta. Ele tinha 78 anos. O hospital informou que as causas da morte foram choque séptico, pneumonia e infecção urinária. 

O carnavalesco foi internado com um quadro de insuficiência respiratória e sepse, evoluindo com instabilidade hemodinâmica. Em junho, Joãosinho Trinta ficou internado por quase 40 dias, no mesmo hospital, com pneumonia e insuficiência cardíaca. Ele sofreu dois AVCs (acidente vascular cerebral): um em 1997 e outro em 2004. No ano seguinte, ele deixou o comando das escolas de samba do Rio de Janeiro, trabalho que o deixou conhecido.

Ele que fez a grande revolução no comando da Beija-Flor de Nilópolis. É de Joãosinho a célebre frase "Povo gosta de luxo; quem gosta de miséria é intelectual". Fez história também na escola Grande Rio, com o inesquecível astronauta que colocou na avenida, além disso foi com ele que a Viradouro ganhou seu primeiro título.

Já com a saúde um pouco debilitada, em 2010, ele esteve em Gramado para ser homenageado com o troféu dos 25 anos do Natal Luz. Joãosinho ajudou a transformar o evento em uma grande atração turística. Em entrevista à Zero Hora, ele falou sobre envelhecer com alegria:

– A gente acaba vivendo muito mais tempo quando é alimentado pela alegria, pelo trabalho e também pela criatividade – disse.

 O sepultamento deve ocorrer às 10h da segunda-feira. O corpo será velado em São Luís.

Ao saber da morte. Cláudio Brito, especialista em Carnaval da RBS, comentou:

– É uma grande perda para a arte popular do Brasil. Joãosinho Trinha saiu do Maranhão para o Rio de Janeiro sonhando em ser bailarino do Teatro Municipal. Trabalhou com artes plásticas, começou  a fazer cenários e foi levado aos barracões das escolas de samba. Todo mundo tem seu desfile inesquecível do Joãosinho Trinta. O meu é Ratos e Urubus, da Beija-Flor, em 1989. quando ele recolheu mendigos e moradores de rua do Rio e os colocou na frente das escolas.

ZERO HORA
Guaracy Andrade / 

Joãosinho Trinta no Carnaval de 1999
Foto:  Guaracy Andrade


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

16/12/2011 11h55min
Joãosinho Trinta é internado em hospital do Maranhão
Patrocinado por:
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.