Notícias

Tecnologia  | 25/07/2014 12h38min

Ford e Intel desenvolvem tecnologia inédita que pode evitar roubo de carros

Software fará reconhecimento facial e permitirá envio de imagens do interior do carro via smartphone

Uma nova tecnologia ainda em desenvolvimento promete acabar com a criatividade dos ladrões de veículos. Com o projeto Mobii (Mobile Interior Imaging), fruto da parceria entre a Ford e a Intel, os veículos do futuro serão capazes de, entre outras artimanhas, identificar o proprietário por meio de um software de reconhecimento facial e permitir envio de imagens do interior do carro via smartphone.

Com a tecnologia, o carro só atenderá a autenticação dos motoristas autorizados a dirigí-lo. A ideia é que o veículo adapte suas configurações automaticamente de acordo com as preferências pessoais do condutor.

Ladrão-roubando-carro

Os desenvolvedores explicam que, quando o sistema não reconhece o motorista, uma foto é enviada para o smartphone do proprietário do veículo, que pode definir permissões e recursos que devem ser ativados ou não. Se o motorista é o filho do proprietário, por exemplo, o sistema pode ser programado para automaticamente exigir o uso do cinto de segurança, limitar a velocidade, o volume do áudio e o uso do telefone celular enquanto estiver dirigindo.

Segundo a Ford, o estudo quer descobrir de que forma as câmeras internas podem ser integradas à tecnologia de sensores e dados já existentes, gerando uma interação personalizada e contínua entre o motorista e o veículo.


Clique na imagem e entenda mais sobre a atuação da tecnologia:
Ford-e-Intel-desenvolvem-tecnologia-inédita-de-reconhecimento-facial-que-pode-impedir-roubo-de-veículos


"Nosso objetivo com a pesquisa Mobii é explorar como os motoristas interagem com a tecnologia no carro e como podemos tornar essa interação mais intuitiva e preditiva", explica Paul Mascarenas, diretor técnico e vice-presidente de Pesquisa e Inovação da Ford.  "O uso de imagens internas, no momento, é puramente pesquisa. Porém, o conhecimento que estamos obtendo nos ajudará a moldar a experiência do cliente no longo prazo."

 Atualmente, a montadora norte-americana já utiliza câmeras externas nos veículos em equipamentos de assistência ao motorista, como o auxiliar de manutenção na faixa e o alerta de saída de faixa.

"A Intel compreende os desafios que as montadoras estão enfrentando e é uma parceira comprometida na exploração dessa oportunidade sem precedentes", declara Doug Davis, vice-presidente do Grupo Internet das Coisas da Intel.


Privacidade e controle dos pais
Ao entrar no veículo, o motorista é autenticado pelo Mobii por meio de uma câmera com software de reconhecimento facial. A experiência de direção personalizada apresenta informações específicas, como agenda, música e contatos. Caso o sistema detecte um passageiro no carro, o modo de privacidade é ativado para exibir apenas a navegação.

Há também a possibilidade de usar um software de reconhecimento de gestos para uma comunicação intuitiva com o motorista. Uma combinação de gestos naturais e comandos de voz pode simplificar tarefas como ajustar o ar-condicionado ou abrir e fechar o teto solar.


Leia mais
>> Android para carros chega ainda em 2014 
>> Projeto do Google foi anunciado em janeiro; veja detalhes
>> Google produz protótipo de carro que dirige sozinho

consulte-a-tabela-fipe-no-pense-carros


consulte-tabela-fipe

PENSE CARROS

Comentários

Lia

Denuncie este comentário25/08/2014 17:54

Ah, bacana! Aí o cara em vez de levar o carro bota uma arma na cabeça do dono/motorista e manda atender o smarphone dando autorização né? Depois que ensina o truque pro bandido ele leva o smartphone configurado pra ele, sabendo como mudar mesmo com senha que consegue na marra e leva o carro como o corpo do dono pra desovar em algum lugar. ¬¬


Wilson Miranda

Denuncie este comentário12/08/2014 08:59

Fantástico, pelo menos não teremos mais furtos de veiculos. Ainda bem que bandidos não gostam de levar o motorista de refem no conhecido sequestro relampago, aqui nem sabem o que é isto, aliás coisa esta que só acontece na Malásia.

Divulgação / Ford


Foto:  Divulgação  /  Ford


Comente esta matéria

Mais Notícias

Lançamentos automotivos  28/11/2014 19h39min
Renault Sandero Stepway parte de R$ 48,65 mil
Avaliação automotiva  28/11/2014 11h46min
Opinião do dono: "Toyota Prius é silencioso, ecológico e responde”
Lançamentos automotivos  27/11/2014 13h57min
Fiat 500 Abarth é um compacto invocado
Motocicletas  25/11/2014 01h01min
Triumph amplia família Tiger 800 com duas novas opções
Lançamentos automotivos  24/11/2014 14h19min
Audi apresenta A1 com motores tricilíndricos
Sustentabilidade  24/11/2014 13h58min
Carro movido a hidrogênio terá produção de série
© 2012 Pensecarros.com.br. Todos os direitos reservados.
O melhor e mais completo guia de classificados online de veículos da região sul.