clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Telecomunicações  | 02/01/2009 12h35min

Portabilidade numérica começa este mês no RS

Medida permite que consumidor mude de operadora sem trocar o número do telefone

Giane Guerra  |  giane.guerra@rdgaucha.com.br

Chegou a vez de o Rio Grande do Sul também ter direito à chamada portabilidade numérica. A partir de 10 de janeiro, moradores das áreas com prefixos 51 e 55 poderão trocar de operadora e manter o número de telefone. Em 24 de janeiro, a regra valerá também para a área 54.

O cronograma no Estado termina em 28 de fevereiro, com o prefixo 53. Os interessados deverão procurar a operadora para a qual desejam mudar. Conforme determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as empresas podem cobrar no máximo R$ 4 pela transferência.

A possibilidade vale tanto para telefones móveis quanto fixos, e pode ser feita quantas vezes o cliente quiser. No caso dos celulares, o gerente regional da Anatel, João Betoni, explica que a mudança deve ocorrer dentro da área com o mesmo prefixo.

No primeiro ano de portabilidade, a transferência deve ocorrer em no máximo cinco dias, e o serviço pode ficar suspenso por até duas horas. O descumprimento deve ser comunicado à Anatel.

O objetivo da medida é acirrar a concorrência no setor, melhorando o atendimento e reduzindo tarifas. A coordenadora da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Maria Inês Dolci, porém, aponta que os benefícios estão demorando a acontecer em outros Estados.

No Rio Grande do Sul, há aproximadamente 9 milhões de telefones celulares e 2,5 milhões de fixos. Os sites de todas as operadoras que atuam no Estado criaram páginas com informações sobre a portabilidade.

RÁDIO GAÚCHA
Reprodução / 

Medida permite que consumidor mude de operadora sem trocar o número do telefone
Foto:  Reprodução


Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.