menu

 

 

 

ESPERA

Todos estão em seus lugares e sabem o que fazer quando um grande cardume surgir. Até que ele apareça, a espera é longa. O interminável balanço do barco e o rangido das cordas acompanham a tripulação, que observa a imensidão do mar, atenta.

Os 17 homens da traineira Mtanos Seif, de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, deixaram suas casas e famílias para passar dias em alto-mar. Experientes, eles viajam a costa brasileira até o Sudeste em busca de sardinha.

A primeira pesca só ocorre após uma semana, a 2,9 mil quilômetros da costa. Dezessete dias depois, o barco retorna do Rio de Janeiro para Itajaí com cerca de 155 toneladas de sardinha, a maior parte pescada à noite.

Apesar de parecer absurdo aos leigos, é pesca fraca para os pescadores. E, dentro de alguns dias, eles devem se preparar para uma nova viagem em busca da sardinha.

 
 

 

Se a galeria não carregar, clique aqui

timao      
Infográfico explica como é realizada a pesca da sardinha-verdadeira Animação sobre as características do barco pesqueiro Mtanos Seif Matéria na íntegra do DC de domingo, 16 de maio de 2010 Matéria na íntegra do DC de segunda, 17 de maio de 2010 Matéria na íntegra do DC de terça, 18 de maio de 2010 Matéria na íntegra do DC de quarta, 19 de maio de 2010 À ESPERA A SAUDADE A COMUNICAÇÃO O DINHEIRO