O derramamento de óleo registrado na quarta-feira ocorreu em uma das duas monoboias da Transpetro, a seis quilômetros da praia de Tramandaí. Confira como foi o acidente.
Cada monoboia pesa 329 toneladas, mede 12 metros de diâmetro, 16 metros de altura e tem capacidade para operar com navios que transportam até 1 milhão de barris de petróleo bruto.
MONOBOIA
• Estação marítima flutuante que recebe o óleo de navios em alto-mar e o conduz, por uma tubulação fixa, até um terminal em terra. O produto chega a um ponto próximo ao farol de Tramandaí e, por oleoduto, vai até o terminal de Osório, onde é estocado em tanques.
• As monoboias instaladas no Litoral Norte em janeiro de 2015 foram projetadas para operar por até 25 anos sem necessidade de reparos em terra.
• São equipadas com estação meteorológica, que verifica o vento, a corrente marinha e o tamanho das ondas, além de ferramentas que monitoram tensão no cabo de amarração do navio, temperatura, pressão, vazão e posição geográfica.
PETRÓLEO NO MAR
CENÁRIOS POSSÍVEIS
É uma substância oleosa, inflamável, com cheiro característico e, em geral, menos densa do que a água, com cor variando entre preto e castanho escuro. Seus efeitos no mar variam conforme o volume derramado, características físico-químicas e toxicológicas e condições ambientais do local. Animais podem ser impactados, em diferentes níveis, por intoxicação pelos componentes do óleo ou sufocamento.
O destino de uma mancha de óleo varia conforme a maré, a direção e a velocidade do vento e as condições meteorológicas. Se o volume de óleo for pequeno e o vento estiver em direção ao alto mar, deve se dissipar rápido e minimizar o impacto. Se o vento estiver voltado à terra, pode haver contaminação da faixa de areia, em extensão variável, e o prejuízo pode ser maior.
O QUE OCORREU
Um navio com capacidade de carregar até 200 milhões de litros de óleo se aproximou da orla trazendo petróleo de origem árabe
A embarcação foi amarrada à monoboia que fica a seis quilômetros de Tramandaí para descarregar o produto
Com a força da correnteza, algumas amarrações do navio ficaram danificadas, forçando o mangote, que rompeu
Devido ao mau tempo o procedimento foi interrompido
O rompimento ocorreu próximo ao navio, na altura de válvulas de segurança, que fecham em caso de emergência
Durante o procedimento de fechamento das válvulas, pelo menos 2,5 mil litros de óleo vazaram no mar
MONOBOIA
MANGOTE
CABOS QUE
PRENDEM O NAVIO
TUBULAÇÃO DE
OLEODUTO ATÉ
TRAMANDAÍ