O INÍCIO DA CARREIRA
Nascido em 26 de janeiro de 1968, em Porto Alegre, Flávio Basso começou a carreira no início dos anos 1980 como guitarrista do TNT. Originalmente, a banda tinha ainda Charles Master (baixo), Nei Van Soria (guitarra) e Felipe Jotz (bateria) – depois, incorporaria Márcio Petracco e Tchê Gomes, ambos nas guitarras.
DO TNT AOS CASCAVELLETES
Entra Nessa, música incluída na seminal coletânea Rock Grande do Sul (1985), impulsionou a carreira do TNT, mas Basso e Van Soria deixariam a banda antes da gravação de seu primeiro LP (de 1987) para formar Os Cascavelletes junto a Frank Jorge (baixo) e Alexandre Barea (bateria).
HITS OITENTISTAS
O rock escrachado d’Os Cascavelletes consagrou hits como Morte por Tesão, Sob um Céu de Blues e Nega Bombom. Esta última integrou a trilha da novela Top Model, de 1989, gravada já com Luciano Albo no lugar de Frank Jorge.
CARREIRA SOLO
Nos anos 1990, parte dos integrantes do TNT e d’Os Cascavelletes investiu na carreira solo. Basso adotou o pseudônimo Júpiter Maçã e apostou na psicodelia sessentista, que culminou com o cultuado A Sétima Efervescência (1997), eleito o melhor disco da história do rock gaúcho em enquete realizada pela revista Aplauso e um dos cem maiores álbuns da música brasileira (de todos os gêneros) pela Rolling Stone.
BOSSA EM INGLÊS
Depois dos hits roqueiros como As Tortas e as Cucas, Eu e Minha Ex e Um Lugar do Caralho, nova transmutação: o músico verteu o nome para o inglês e, como Jupiter Apple, gravou um álbum de bossa nova psicodélica que se tornou cult em todo o país: Plastic Soda (1999).
MAIS UM CLÁSSICO
Hisscivilization (2002), o terceiro álbum solo, ele lançou como Júpiter Maçã, mas Bitter (2007), em parceria com Bibiana Morena (Bibmo), teria sua assinatura em inglês. Um de seus trabalhos mais elogiados, Uma Tarde na Fruteira, foi anunciado em 2003 (quando saiu o single de sua faixa de abertura, A Marchinha Psicótica de Dr. Soup) mas só foi lançado em 2008. Entre seus parceiros no período estão Astronauta Pinguim, Cuca Medina e Thalita Freitas.
ÚLTIMOS MOMENTOS
Em 2011, Júpiter gravou seu primeiro DVD, Six Colours of Frenesi (lançado em 2014). A queda da janela de seu apartamento, no centro de Porto Alegre, em 2012, chamou a atenção para seu estado de saúde. Basso ficou internado em uma clínica de recuperação em São Paulo antes de voltar a realizar shows, em 2014. Ele trabalhava em novas canções, que planejava lançar em 2016.