A PROTEÇÃO

O Cinturão de Van Allen é o nome de uma região com grande concentração de partículas, formando uma espécie de bolha que protege o planeta dos raios radioativos e diminuindo a intensidade com que eles penetram na atmosfera.

SOL

O PROJETO

RAIOS COSMICOS

Explosões solares e raios cósmicos são as principais fontes da radiação que atinge a Terra

O BURACO

Entre a América do Sul e o extremo sul da África, o Cinturão de Van Allen mais interno apresenta um buraco por onde a radiação consegue penetrar com mais intensidade. Essa falha, chamada de Anomalia do Atlântico Sul, é ainda mais intensa sobre o Sul do Brasil.

A PESQUISA

Sete aparelhos de última geração, um deles único no Brasil, foram utilizados no estudo da anomalia pelo catarinense Tulio Baars, de 17 anos, no projeto Alexa, que ele mantém em parceria com intituições dos Estados Unidos.

 

POR QUE?

A anomalia ocorre porque o núcleo terrestre, que gera o campo magnético da Terra, não fica localizado exatamente no centro do Planeta.

O EQUIPAMENTO DE PESQUISA

COMO FUNCIONA

+61%

RESULTADO

Em cerca de um ano de monitoramento, os dados revelaram que na cidade de Presidente Getúlio, onde estão instalados os equipamentos, a intensidade da radiação cósmica é 61% maior que no restante do mundo.

E AGORA?

O objetivo agora é entender os impactos da radiação sobre as áreas de telecomunicação, rede elétrica e saúde, verificando por exemplo se a intensidade dos raios influencia por exemplo na incidência do câncer de pele.