clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 26/05/2008 10h26min

Casados atraem mais que os solteiros?

Pesquisa analisa a impressão de que pessoas comprometidas chamam mais pretendentes do que quando estão solteiras

Você está numa festa ótima, mas parece que nenhum dos garçons o enxerga. De repente, um passa com uma bandeja de bolinhos insossos, que a fome não lhe permite dispensar. Pronto. Basta isso acontecer para que, logo em seguida, surjam a seu lado os canapés de caviar. Pois é. Muitos vêem um paralelo nítido entre essa historinha e a própria vida amorosa. Quando está só, não é notado. Basta arrumar um par para despertar o interesse nos outros. É o chamado mito da aliança, que prega um maior poder de atração por quem já esteja acompanhado.

O psicólogo Thiago de Almeida, especialista em relacionamentos amorosos da Universidade de São Paulo, submeteu 240 pessoas a um teste para avaliar o grau de interesse em pessoas comprometidas. Fotos de belos modelos, sozinhos e acompanhados, foram apresentadas para que os entrevistados avaliassem numa escala de zero a sete o nível de atração, simpatia e confiança que inspiravam. Nos resultados, o nível de interesse pelos modelos acompanhados, ou que ostentavam alianças muito evidentes, apareceu bem abaixo dos que estavam aparentemente descompromissados.

Thiago defende que a aliança não é um ímã, mas também não é suficiente para repelir a atenção alheia.

– A pesquisa, no entanto, serviu para mostrar que é uma balela querer se aproveitar dessa situação.

Longe da unanimidade

As conclusões da pesquisa do psicólogo Thiago de Almeida estão longe de ser unanimidade. O estudante Rafael Marques, 21 anos, garante que não há mito nenhum na situação: é pura verdade. Sempre que está namorando, percebe um interesse maior por parte de meninas que, durante os períodos de solteirice, o ignoram. Segundo ele, a abordagem muda. As meninas se tornam mais curiosas, exaltam qualidades.

– Vários amigos e amigas comentam que também é assim com eles – diz.

O psicólogo analítico-comportamental Carlos Augusto de Medeiros concorda, em parte, com o estudante. Segundo o especialista, esse tipo de atração está ligada a fatores diversos. O primeiro seria o observado por Rafael, que pode ser chamado de status adquirido com o relacionamento. É como se o fato de estar acompanhado já validasse o bom perfil da pessoa desejada. Nesse caso, segundo o especialista, a preferência estaria ligada a uma falta de determinação para escolhas.

– Sentindo-se incapaz para escolher, a pessoa acaba adotando o padrão alheio como referencial – diz.

O autoboicote seria um outro motivo para despertar o interesse por pessoas acompanhadas: ao investir em uma pessoa compromissada, inconscientemente levamos o relacionamento ao fracasso. Esse tipo de atração seria um ponto de fuga para pessoas que não conseguem desenvolver um relacionamento. Há um terceiro grupo, disposto a entrar em confusão. São aqueles que vêem num casal um desafio a superar. É a atração motivada pela competitividade.

Mas o que, afinal, desperta o interesse das pessoas na hora de procurar um parceiro? O psicólogo americano Steven Carter sustenta, no livro Homens Gostam de Mulheres que Gostam de Si Mesmas, que os homens estão interessados em mulheres com auto-estima elevada, com ou sem aliança no dedo. Confira resenha do livro e entrevista com o autor na Biblioteca do Vida Feminina.

* Colaborou Laura Coutinho

JOÃO RAFAEL TORRES *  -  Correio Braziliense/DC
Nas ruas, as opiniões a respeito do mito da aliança se dividem. Perguntamos se os entrevistados acreditavam que homens e mulheres casados atraiam mais que os solteiros(as). Confira as respostas.
"Acho que não faz diferença. Tanto faz."
Fabiana Ramos, 34 anos, empresária, casada
"Acho que sim. Principalmente o homem casado. Mulher adora um homem comprometido porque em geral eles têm mais estabilidade financeira."
Ana Paula Cordeiro, 30 anos, empresária, casada
"Acho que atrai mais sim, pelo fato de ser proibido, ou mais difícil. E também porque acho que o casado (a) tem uma auto-estima maior e isso o deixa mais atraente."
Tiago Brunelli, 22 anos, bancário, solteiro
"Acho que sim. As casadas são mais experientes, por isso atraem mais."
Lucas Santos, 22 anos, estudante, noivo
Divulgação / 

Nível de interesse por quem ostentava aliança foi menor que esperado em pesquisa
Foto:  Divulgação


Veja mais em Comportamento
Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

23/05/2008 18h26min
Humor e sensualidade juntos apimentam relacionamentos
22/05/2008 09h51min
Panelas dão lugar à lingerie nas despedidas de solteira
20/05/2008 11h09min
Tem como adestrar o marido?
14/05/2008 10h49min
Abandone o preconceito e tenha noites de puro prazer
07/05/2008 15h27min
Seu cabelo tem poder
05/05/2008 13h31min
Tempo é inimigo do prazer da mulher
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2021 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.