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Para o futuro prefeito da minha cidade

Carlos Alberto Barcellos*

Imagino que infância e juventude estejam presentes na plataforma de governo de sua futura administração. Educar é um verbo intransferível, urgente, para ser conjugado no tempo presente. Nunca esqueça que palavra anunciada é para ser vivida. Esta cidadania infantojuvenil possui faro de sensibilidade para detectar discurso de campanha e política de governo construída.

Escolha bem a quem entregará o cargo de secretário de Educação. Torne seu projeto educativo um ato de cidadania de todas as forças integrantes de sua governança. Não desmonte projetos sérios de educação apenas com a velha desculpa de que não foi seu partido ou sua aliança que os fez. Invista na formação de uma equipe que trace metas e objetivos a serem construídos em seu tempo como prefeito. Reconheça que a autoridade que lhe será outorgada somente terá valor se colocada a serviço da comunidade.

Trabalhe incansavelmente para formar seus professores. Formar é diferente de informar. Não é, também, um belo seminário de abertura de ano letivo, vendido como a mágica da resposta achada. Formar uma equipe de educadores dói, incomoda e é perigoso. Um projeto político-pedagógico deve ousar na abordagem de temas vistos como acessórios. Traga para dentro do processo formativo de seus educadores linguagens essenciais, como bullying, sexualidade, gravidez, meio ambiente e uma compreensão mais clara do que seja essa geração net. Capacite seus diretores e equipes diretivas para irem além da obrigatoriedade dos chamados espaços formativos. Aprenda com projetos formativos cidadãos vencedores de outras cidades. Lembre-se que um projeto de formação para a infância e a juventude é maior do que qualquer plataforma política de qualquer partido. Aliás é por isso que se chamam assim. Combata a evasão escolar, promova inclusão e construa um conhecimento cidadão.

Mergulhe de cabeça para entender o universo da infância e juventude. Há uma cultura e suas linguagens para serem aprendidas. Aprender que a cor da pele fala. Perceber que os lugares sociais que são suas escolas municipais possuem características diferentes. Todos os gestores no ato de educar devem entender ou estudar sobre arte, música, dança e as roupagens de crianças e jovens que querem falar. Falar sobre drogas, álcool, trânsito, cidadania, protagonismo real. Quando pensar em juventude, nunca esqueça da pororoca do meio chamada adolescer. Forme Conselhos de Juventude em bairros, em regiões geográficas. Entre em sala de aula e se torne aluno. Pergunte: "Se trocássemos de lugar, que saídas vocês me dariam para tal problema aqui no bairro, na comunidade ou cidade?"

Suas boas lutas serão as nossas lutas. Sua capacidade em investir na formação de uma vida da cidade com qualidade será a garantia da credibilidade que sai de um gabinete e perpassa todos os lugares sociais. A educação é a chave de todas as mazelas. Somos cúmplices desse projeto e seremos seus seguidores. A cidade que é de todos nós espera seu grande comandante. Sim, eu sei que haveria muitos outros sonhos para partilhar.

  • * Professor

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Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

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