clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
29 de março de 2024
 

Manuela D'Ávila

Número
65

Partido
PCdoB

Vice
Antônio Berfran Acosta Rosado

Partido
PPS

Coligação
Porto Alegre é Mais (PCdoB - PPS - PSB - PR - PMN - PTdoB - PTN)

Manuela Pinto Vieira D'Ávila nasceu em 18 de agosto de 1981 em Porto Alegre. Filha da juíza Ana Lúcia e do professor universitário Alfredo, Manuela tem três irmãs e um irmão: Luciana (advogada), Carolina (publicitária), Mariana (atriz) e Fernando (historiador). Na infância morou nas cidades de Estância Velha, São Lourenço do Sul, Pedro Osório e Rio Grande. Aos 14 anos, entretanto, retornou para Porto Alegre, onde passou a estudar no Centro de Ensino Médio Pastor Dohms.

Clique aqui e confira o audioslide da série "O jeito de viver dos candidatos"


Começou a atuar no movimento estudantil em 1999. No mesmo ano, Manuela se filiou à União da Juventude Socialista (UJS). Em 2001, ingressou no Partido Comunista do Brasil. Nos dois anos seguintes, integrou a direção nacional da UJS e a vice-presidência Sul da União Nacional dos Estudantes (UNE).


Jornalista formada pela PUC, Manuela se elegeu vereadora de Porto Alegre em 2004 com 9.498 votos, que lhe garantiram o título de vereadora mais jovem da história da capital gaúcha. Sua eleição se deu a partir de uma plataforma de políticas públicas para a juventude. Durante a campanha, lançou a expressão "E aí, beleza?", que busca a identificação do público jovem e tornou-se sua marca registrada.


Dois anos depois, em 2006, foi eleita a deputada federal mais votada do Rio Grande do Sul, com 271.939 votos. Manuela obteve também a terceira maior votação para deputado federal da história do Estado e garantiu a primeira cadeira do PCdoB gaúcho em Brasília. Na Câmara dos Deputados é membro da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Publico e da Comissão de Turismo e Desporto. É membro da direção municipal e estadual e do Comitê Central do PCdoB.


Site da candidata

Situação: Deferido


Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.