clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
20 de dezembro de 2025
 

| 08/04/2008 | 09h43min

Tocha olímpica chega aos Estados Unidos

Passagem do fogo por San Francisco será alterada para evitar protestos

A tocha olímpica chegou na madrugada desta terça a San Francisco, em sua única escala norte-americana de uma travessia rumo a Pequim marcada por protestos contra a política da China no Tibete. Nesta segunda, em Paris, a passagem do fogo olímpico precisou ser interrompida por conta das manifestações.

O prefeito de San Francisco, Gavin Newssom, disse que após os protestos na capital francesa, assim como em Londres um dia antes, serão modificados os planos para  a cidade norte-americana. As autoridades municipais e esportivas tinham planejado que 80 atletas corressem, em revezamentos, levando a tocha pelas ruas.

Em solo norte-americano, a chama foi levada de carro para um local não revelado, de onde partirá nesta quarta-feira para o revezamento na cidade. Na chegada não houve protestos, mas um grupo de ativistas pendurou faixas com frases como "Free Tibet" (Tibete Libre) na ponte Golden Gate, cartão postal da cidade. 

– Esta é uma situação de vida ou morte para os tibetanos – disse o organizador do protesto, Yangchen Lhamo, ao site ESPN.

China critica interrupções em revezamento da tocha

Após um grande número de protestos ter marcado a passagem da tocha olímpica por Londres e Paris, a China afirmou nesta terça-feira que eles não impedirão o espírito dos Jogos Olímpicos. Por meio da porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores, Jiang Yu, o país considerou “desprezíveis” as interrupções que aconteceram durante o revezamento da tocha nessas cidades.

– Expressamos nossa forte condenação às interrupções deliberadas do revezamento da tocha olímpica por forças separatistas da “independência tibetana”, que não estão de acordo com o espírito olímpico e as leis de Grã-Bretanha e França – afirmou a porta-voz através de um comunicado oficial.

A China esperava que, mesmo com a reação internacional ao conflito com o Tibete, o objeto fosse tratado com um símbolo de unidade na contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Pequim. Em vez disso, o que se tem visto é o aparecimento de vários manifestantes defendendo a independência na região e propondo aos governos um boicote à cerimônia de abertura da Olimpíada, marcada para 8 de agosto.

Confira o percurso da tocha

 

AGÊNCIA EFE E GAZETA PRESS

 

Paul Sakuma, AP / 

Faixas de protestos foram fixadas na ponte Golden Gate

Especial: Tudo sobre os Jogos Olímpicos de Pequim

Os bastidores do país da Olimpíada no China in Blog

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.