clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
20 de dezembro de 2025
 

| 08/04/2008 | 09h36min

COI pode interromper revezamento da tocha

Reunião discutirá protestos. Chineses querem manter traçado original

A polêmica envolvendo o revezamento da tocha olímpica está longe de terminar. Após manifestações na Grécia, Turquia, Rússia, Grã-Bretanha e França, o Comitê Olímpico Internacional (COI) acena com a possibilidade até mesmo de interromper o périplo. Uma reunião do Comitê Executivo do COI na próxima quinta-feira, em Pequim, vai discutir o assunto, mas os chineses já declararam sua oposição à mudança.

– Nenhuma violência pode parar o trajeto da tocha dos Jogos Olímpicos de Pequim – disse o porta-voz do comitê organizador da Olimpíada Sun Weide.

De acordo com o Globoesporte.com, o comitê olímpico já pediu à China por uma solução rápida e pacífica no Tibete. O próprio presidente Jacques Rogge discutiu o assunto em reunião com representantes da Associação de Comitês Olímpicos Nacionais (Anoc).

Vice-presidente do COI, a sueca Gunilla Lindberg acredita ser necessária uma completa revisão da questão. Já o vice-presidente da Comissão de Coordenação das Olimpíadas de Pequim, Kevan Gosper, espera que o itinerário não seja alterado.

– Acho que seria um erro tentar fazer algo mais do que fazer com que a tocha chegue até o seu último destino – diz ele.

A preferência de Gosper, porém, é que esses ajustes aconteçam apenas para 2012, nos Jogos de Londres. Segundo ele, o ideal seria que o percurso da tocha se limitasse apenas ao país organizador, como era no início dos Jogos da Era Moderna.

O revezamento da tocha olímpica vem sofrendo com os protestos pró-Tibete e em respeito aos direitos humanos na China. Centenas de pessoas já foram presas desde o início do percurso, em Antiga Olímpia, na Grécia. Na segunda, Paris teve uma das mais conturbadas passagens. A tocha foi apagada por várias vezes. O trajeto ainda foi encurtado, com o restante sendo feito de ônibus para evitar novas crises.

 

 

Francois Mori, AP  / 

Passagem da tocha por Paris foi conturbada

Fique por dentro de todos os preparativos para Pequim 2008

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.