clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
19 de dezembro de 2025
 

| 04/04/2008 | 13h17min

Giovane: O Brasil é favorito ao ouro em Pequim

Briga e lesões não tiram confiança do bicampeão olímpico no time de Bernardinho

Márcio Ramos Luiz | marcio.luiz@rbsonline.com.br

Nem a crise Bernardinho-Ricardinho nem as recentes lesões de jogadores como Rodrigão e Samuel abalaram a confiança de Giovane na seleção masculina de vôlei. Para o ex-jogador e hoje técnico, o Brasil é o favorito ao ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim. 

Com a experiência adquirida em 23 anos de carreira como jogador e duas medalhas olímpicas (Barcelona 1992 e Atenas 2004), ele só faz um alerta para os jogadores que embarcarão para a China em agosto: é preciso ter humildade e trabalhar duro.

– O Brasil é favorito em qualquer competição que vá disputar. Obviamente, as outras equipes evoluem, mas não tem como a seleção não ser favorita. Só é preciso saber que não vai ser fácil – disse Giovane, em entrevista por telefone ao clicRBS.

O fato de jogadores importantes como Rodrigão, Ricardinho e Samuel terem se lesionado às vésperas da Olimpíada também não preocupa Giovane. Vivendo o dia-a-dia da Superliga, o técnico da Tigre/Unisul acha que o Brasil tem peças de reposição de qualidade.

– Uma das grandes virtudes do voleibol brasileiro são os talentos que surgem a cada ano. Mas acho que é preciso tentar recuperar esses jogadores, que são experientes, campeões, e podem fazer a diferença na Olimpíada – opinou o treinador, que destaca o ponteiro Maurício, do Minas, como melhor jogador do Nacional.

O primeiro a se machucar foi Rodrigão, que operou o joelho e ficará quatro meses de molho. Já Ricardinho passou por uma cirurgia na mão e deve voltar antes, em junho. Mesmo assim, não há garantias de que o jogador será convocado para Pequim, pois ainda existem rusgas entre ele e o técnico Bernardinho.

O caso menos grave é o de Samuel. O atacante vem sofrendo com fortes dores no ombro e por isso decidiu rescindir o contrato com o seu antigo clube, o russo Lokomotiv, e retornar ao Brasil para se tratar. A previsão é que esteja 100% recuperado até a Olimpíada.

Os treinamentos da seleção masculina começam neste mês, em Saquarema (RJ). O time fará outro turno de preparação em maio, antes da estréia na Liga Mundial, marcada para o dia 13 de junho, contra a Sérvia. Só depois dessa competição é que Bernardinho vai definir o grupo de jogadores que irá a Pequim.

 

 

 Dago Nogueira, Banco de Dados, 21/03/2007  / 

Giovane treina a Unisul, de Joinville (SC), desde agosto de 2007

Especial Pequim 2008

China in Blog: o cotidiano de Pequim

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.