clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
20 de dezembro de 2025
 

| 27/03/2008 | 11h53min

Primeiro-ministro polonês boicotará abertura dos Jogos

Donald Tusk é o pioneiro na Europa a confirmar ausência em Pequim

As manifestações de tibetanos contra a repressão chinesa segue gerando discussões e ameaças de boicote aos Jogos entre as autoridades do mundo todo. O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, afirmou ao jornal polonês Dziennik que não vai comparecer à cerimônia de abertura da Olimpíada de Pequim.

Segundo o GloboEsporte.com, Tusk foi o primeiro líder europeu a anunciar o boicote, enquanto outros fizeram apenas ameaças de não comparecer, como o presidente da França Nicolas Sarkozy.

Em resposta a onda de especulações sobre a presença ou não de autoridades, o governo chinês declarou que o problema não é de Pequim, mas sim dos comitês olímpicos nacionais, e que todos aqueles que comparecerem à cerimônia serão bem vindos.

– O COI e o Bocog (Comitê Organizador de Pequim 2008) enviam convites aos Comitês Olímpicos e lhes diz que podem convidar para a cerimônia de inauguração representantes reais, chefes de estado, primeiros-ministros e ministros de esportes, e eles decidem quem vão trazer. As declarações das figuras políticas são uma resposta aos Comitês Olímpicos nacionais de seus países – disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, Qin Gang.

 

 

Gurinder Osan, AP / 

Monges tibetanos em manifestação em Dharmsala, Índia

Especial: Tudo sobre os Jogos Olímpicos de Pequim

Os bastidores do país da Olimpíada no China in Blog

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.