clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
20 de dezembro de 2025
 

| 25/03/2008 | 11h36min

Presidente francês não descarta boicote à abertura dos Jogos

Nicolas Sarkozy poder ficar de fora da cerimônia por conta da violação dos direitos humanos pela China

A repressão da China aos protestos pela independência do Tibete segue tendo repercussão com os Jogos Olímpicos de Pequim. Nesta terça-feira, o presidente francês Nicolas Sarkozy afirmou que “não se pode descartar nenhuma possibilidade” em resposta às organizações de defesa dos direitos humanos que propõem um boicote à Olimpíada.

Em seguida, o escritório do presidente veio à público deixar claro que a declaração se referia especificamente à idéia de ignorar a cerimônia de abertura das disputas em solo chinês, marcada para 8 de agosto.

Em deslocamento a Tarbes, pequena cidade localizada no sul da França, Sarkozy tentou explicar sua posição um dia após protestos contra as ações do governo chinês no Tibete terem marcado o acendimento da chama olímpica, na Grécia.

– Quero que o diálogo comece e formularei minha posição em função da resposta que será dada pelas autoridades chinesas – afirmou.

Anteriormente, a posição de Sarkozy fora acompanhada pelo secretário de esportes da França, Bernard Laporte, que declarou que pode apoiar um boicote à cerimônia de abertura da Olimpíada.

– Se isso fizerem avançar as coisas e alterar a liberdade dos direitos na China, não sou contra – salientou.

Nesta segunda-feira, o principal grupo responsável pela invasão da cerimônia, no momento em que o presidente do comitê organizador dos Jogos Qi Liu discursava, era justamente francês, batizado de Repórteres sem fronteiras. Com algemas no lugar dos tradicionais anéis olímpicos, os manifestantes destacavam o ferimento dos direitos humanos na China.

 

GAZETA PRESS

 

Narendra Shrestha, EFE / 

No Nepal, monges entram em confronto com a polícia em protesto pela liberação do Tibete

Especial: Tudo sobre os Jogos Olímpicos de Pequim

Os bastidores do país da Olimpíada no China in Blog

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.