clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
20 de dezembro de 2025
 

| 21/03/2008 | 11h23min

Tropas chinesas chegam ao Tibete para reprimir protestos

Governo afirma que Dalai Lama quer sabotar os Jogos Olímpicos de Pequim

O governo chinês enviou tropas do exército para a região do Tibete na tentativa de controlar os protestos que se multiplicam na área. Desde a sexta-feira da semana passada, grupos de manifestantes têm se rebelado contra a ocupação chinesa que já dura 57 anos. Turistas e jornalistas localizados em regiões próximas foram orientados para não se aproximarem de Lhasa, centro do tumulto. Os homens do exército seguiram, nesta sexta-feira, a pé, em caminhões ou de helicóptero.

Irritados com a situação, autoridades da China têm responsabilizado o Dalai Lama, líder espiritual do Tibete e que vive há anos exilado na Índia, por incitar a onda de violência. Para os chineses, o objetivo dele é sabotar a realização dos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.

Os protestos começaram de forma pacífica liderada por monges budistas, mas acabaram culminando em atos violentos. Há dois dias, o Dalai conclamou seus seguidores a manterem a postura pacífica e afirmou que os atos de violência poderiam estar sendo orquestrados por homens ligados ao governo para desacreditar a causa tibetana.

Os números de mortos e feridos nos protestos permanecem uma dúvida. Dependendo do lado que os informa, têm variado constantemente. O governo chinês afirma que 16 pessoas morreram e cerca de 300 estão feridas. Mas grupos tibetanos exilados em outros países dizem que 99 pessoas já foram mortas, 80 em Lhasa e outras 19 em Gansu.

 

GAZETA PRESS

 

Greg Baker, AP  / 

Soldados chineses foram deslocados para as regiões dos protestos

Especial: Tudo sobre os Jogos Olímpicos de Pequim

Os bastidores do país da Olimpíada no China in Blog

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.