clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
22 de dezembro de 2025
 

| 19/03/2008 | 18h02min

Ferrari insatisfeita com a nova centralina da F-1

Equipamento foi desenvolvido pela McLaren Electronic Systems

Depois de um péssimo início de temporada, a Ferrari começa a mostrar insatisfação com a nova ECU (Electronic Control Unit, ou centralina, em português) da Fórmula-1. O aparelho foi desenvolvido pela McLaren Electronic Systems em parceria com a Microsoft, uma das novidades da atual temporada.

Equipamento responsável pelo controle da parte eletrônica do carro, a centralina teve de ser padronizada este ano por determinação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Trata-se de um modo de a entidade ter controle de que as escuderias não irão burlar a regra que proíbe o controle de tração.

De acordo com o jornal espanhol Marca, os engenheiros da Ferrari afirmaram em Melbourne que o novo sistema é arcaico e complexo, dificultando o acesso aos dados que a escuderia necessita. Para piorar, os motores dos dois carros da equipe tiveram problemas que obrigaram Felipe Massa e Kimi Raikkonen a abandonar a corrida.

Especula-se nos bastidores que o motivo do problema não foi o design do propulsor. Além disto, o defeito com a bomba do combustível do carro de Raikkonen, que o impediu de ter um bom desempenho no treino classificatório em Melbourne, também pode estar relacionado com a centralina. Por meio da assessoria de imprensa, a própria Ferrari admite que a sua adaptação ao novo equipamento não foi tão boa.

– Esse tipo de coisa pode acontecer quando você está trabalhando com um procedimento que não conhece tão bem. Agora nós sabemos que há um conflito e temos certeza de que ele não vai acontecer de novo – declarou a escuderia.

O chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, também sugeriu que as falhas na Austrália podem ter origem na centralina. Para ele, isto prejudica a "compreensão do sistema" pela escuderia.

– Não podemos esquecer que, com este novo padrão da centralina, nós podemos ter problemas de compreensão do sistema, bem como a forma de integrá-lo ao carro, o que ainda precisamos descobrir na totalidade – afirmou o dirigente.

Honda fala em defeito

Durante a pré-temporada, a Honda teria encontrado uma espécie de defeito na centralina, mas a informação nunca foi confirmada. Vale lembrar FIA e a McLaren Electronic Systems vão fornecer as centrais eletrônicas pelas próximas temporadas pelo menos até 2010.

FIA defende a empresa

Além dos desafios de adaptação, o fato de uma empresa do grupo McLaren controlar o sistema não foi muito bem aceito pelos times, visto que a escuderia foi condenada no ano passado por espionar segredos industriais da Ferrari. A principal entidade do automobilismo mundial nega a suspeita, alegando que a escolha foi feita porque a empresa lhe ofereceu melhor custo-benefício.

A FIA também afirma que a McLaren Electronic Systems é uma empresa independente da equipe. As duas empresas, no entanto, estão localizadas no mesmo endereço, na cidade inglesa de Woking.

 

GAZETA PRESS

 

 Jens Buettner / EFE

Sede da McLaren, em Woking, fica no mesmo endereço da empresa que desenvolveu a nova centralina da F-1

Tudo sobre a Fórmula-1

As mudanças no regulamento em 2008

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.