clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
20 de dezembro de 2025
 

| 17/03/2008 | 09h32min

Brasil retém mulher e bebê que tentam retornar à Espanha

Autoridades brasileiras rejeitaram autorização do pai da criança para a viagem

O caso de uma brasileira com nacionalidade espanhola que foi barrada no aeroporto de Salvador, Bahia, quando tentava sair do país com seu filho de 22 meses, é destaque na edição desta segunda-feira do jornal espanhol El País, citada pelo site G1. Segundo a publicação, Lucia Silva e seu filho Leonardo foram impedidos de viajar "em plena crise pelo controle migratório em Barajas", aeroporto de Madri. O diário diz ainda que a Polícia Federal disse à mulher que ela foi retida no aeroporto por causa "do reforço nas medidas de segurança com passageiros espanhóis".

O jornal diz: "As represálias ordenadas pelo Brasil diante da rejeição e conseqüente retorno de dezenas de seus cidadãos no aeroporto madrilenho de Barajas já provocaram, até o momento, a devolução de pelo menos 13 espanhóis que foram proibidos de entrar no país sul-americano por 'tratamento recíproco', nas palavras do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva." El País critica o caso de Lucia, que vive em Barcelona e queria deixar o Brasil com seu filho, "com a documentação de ambos em dia".

— Faz alguns meses, fiz essa mesma viagem, também com meu filho, e ninguém me causou nenhum problema — afirmou a brasileira, que espera poder tomar o avião de volta na quinta-feira, ao veículo.

Autoridades do Brasil explicam que ela foi impedida de viajar porque não tinha autorização do pai de Leonardo para que o bebê viajasse acompanhado por apenas um dos progenitores, uma exigência feita a todos os pais e mães de filhos brasileiros ao sair do país com os filhos. De acordo com jornal, o pai, o espanhol José Ramón Algora, enviou a carta em português por fax e esta foi autenticada, mas, ainda assim, rejeitada pelas autoridades. O casal alega que isso só aconteceu porque Lucia apresentou o passaporte espanhol na hora de sair do país.



Na quinta-feira, o Ministério dos Assuntos Exteriores espanhol divulgou uma nota recomendando aos espanhóis que pretendem viajar ao Brasil que se informem junto ao consulado ou à embaixada por conta "do maior rigor nos controles de imigração" nos aeroportos brasileiros.

 

 

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.