clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
19 de dezembro de 2025
 

| 12/03/2008 | 15h19min

Saltador César Castro é ouro no Sul-Americano de Esportes Aquáticos

Brasileiro sagrou-se campeão na disputa do trampolim de 3 metros

O saltador César Castro é um dos atletas mais premiados do país na modalidade, mas poucas vezes teve o título de campeão sul-americano. Nesta quarta-feira, na abertura do Campeonato Sul-Americano Absoluto, ele sagrou-se campeão do continente em sua especialidade, o trampolim de 3 metros, pela segunda vez em sua carreira.
 
– Já estive em sete campeonatos Sul-Americanos, mas eles sempre caem em épocas de treinamento pesado ou logo após uma competição difícil. Meu primeiro título foi em 2002, em Belém. No último Sul-Americano Absoluto, em 2006, tinha acabado de chegar de um treinamento na Austrália. Estava muito cansado e fiquei em quarto lugar. Essa medalha tem um gosto especial – disse o atleta.
 
César saltou na piscina do Pinheiros com atletas que, como ele, estão classificados para os Jogos Olímpicos. Os colombianos Juan Uran e Victor Ortega e o venezuelano Ramon Fumado, conseguiram vaga para Pequim durante a Copa do Mundo realizada em fevereiro, no Parque Aquático Nacional da China.

A disputa na água
 
A prova começou com uma disputa acirrada entre César, Juan e outro venezuelano, Luis Villarroel, mas já no segundo salto, um triplo e meio para frente carpado, o brasileiro assumiu a liderança e se manteve assim até o final, terminando com 448,60 pontos. Villarroel e Uran vieram em seguida, respectivamente, com 404,15 e 385,50 pontos. Após a confirmação do ouro, o brasileiro disse o que pretende em agosto, em Pequim.
 
– Estou tirando um salto novo. É o triplo e meio ponta pé à lua. Quanto melhor executado um salto de alto grau de dificuldade, maior a pontuação. Só que tenho que estar com ele muito bem treinado porque Jogos Olímpicos não admitem erros – completou.
 
César voltou ao pódio, mas para ganhar o bronze no trampolim de 3 metros sincronizado, ao lado de Ubirajara Barbosa. Os vencedores foram Luis Villarroel e Ramon Fumado, da Venezuela, seguidos pela dupla colombiana que disputará a Olimpíada, Juan Uran e Victor Ortega.

Julina Veloso também competiu nesta quarta
 
O primeiro dia também teve Juliana Veloso e Milena Sae disputando o trampolim de 1 metro. Juliana foi prata com 259,45 pontos. Na frente dela ficou a venezuelana Alejandra Fuentes (270,35) e atrás a colombiana Diana Pineda (232,25). Assim como Juliana , Diana também disputará os Jogos Olímpicos.
 
– Esta competição é importante para nós. O Brasil sempre vencia os saltos na América do Sul e em 2006 nós perdemos. Estamos querendo voltar a ganhar como equipe. Fiquei feliz porque esta não é a minha especialidade – disse Juliana.
 
A saltadora brasileira conseguiu classificação para Pequim após a Copa do Mundo de Pequim, na repescagem. Ela conta que será uma despedida da prova de plataforma.
 
– Estou há 12 anos na seleção brasileira adulta saltando plataforma. Só que esta é uma prova difícil porque você se machuca muito, fica períodos sem poder cair na piscina, e aí não consegue estabelecer um plano de treinamento muito certo. Será bom ir a Pequim só pela plataforma porque vou me dedicar ao máximo a ela e então fazer minha despedida. Quero ainda disputar em Londres 2012, mas no trampolim de 3 metros – disse.
 
A disputa entre países promete emoções no tanque de saltos do Pinheiros. Após os resultados do primeiro dia, a Venezuela saiu na frente com 72 pontos, com o Brasil logo atrás (70). A Colômbia está em terceiro, com 57 pontos, seguida por Chile (27) e Equador (16).

 

 

Especial: Tudo sobre os Jogos Olímpicos de Pequim

Os bastidores do país da Olimpíada no China in Blog

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.