clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
21 de dezembro de 2025
 

| 09/03/2008 | 14h35min

Autoridades venezuelanas capturam traficante e paramilitar colombiano

Estados Unidos oferecem US$ 5 milhões de recompensa pela captura de Hermagoras González Polanco

A Direção do Serviço de Inteligência e Prevenção (Disip) da Polícia da Venezuela capturou o suposto traficante e paramilitar colombiano Hermagoras González Polanco, por quem as autoridades dos Estados Unidos oferecem US$ 5 milhões de recompensa, informou hoje a imprensa local.

A "Globovisión" e a "Cadena Global" confirmaram a detenção e disseram que González Polanco tem vínculos com as Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC) e o Cartel de La Guajira.

Esse cartel é acusado de ter relações com narcotraficantes da República Dominicana e de outros países do Caribe.

Porta-vozes do Ministério do Interior e Justiça disseram à Agência Efe que provavelmente o titular dessa pasta, Ramón Rodríguez Chacín, falará do assunto em entrevista coletiva convocada para este domingo.

O colombiano detido é irmão de Eudo González Polanco, que morreu em uma zona rural do centro da Venezuela em 10 de fevereiro de 2004, em uma violenta operação da Disip e do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas (CICPC), na qual outras sete pessoas morreram baleadas.

Segundo versões da imprensa, os irmãos González Polanco tinham entre seus parceiros estratégicos o ex-senador colombiano Samuel Santander Lopesierra, extraditado aos Estados Unidos.

O Cartel de La Guajira opera na fronteira norte da Venezuela com a Colômbia, e é acusado do envio de várias toneladas anuais de cocaína aos Estados Unidos, e operações de tráfico de armas da Europa através da Venezuela para os esquadrões paramilitares colombianos.

 

EFE

 

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.