clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
20 de dezembro de 2025
 

| 01/03/2008 | 20h07min

Judô brasileiro encerra sábado sem medalhas na Europa

Competições em Varsóvia e Praga valem como seletiva à Olimpíada

Com quatro atletas na etapa da Copa do Mundo de Varsóvia (feminina) e três na de Praga (masculina), a seleção brasileira de judô passou o sábado sem ganhar medalhas nas competições, que valem como seletiva para a equipe brasileira à Pequim-2008. O máximo que os representantes nacionais conseguiram foi ficar em nono lugar em três oportunidades.

Um dos que alcançou a posição foi o ligeiro Alexandre Lee, que na estréia derrotou o mongol Bolbbaatar Chumeb-Yonbon por ippon. Em seguida, ele bateu o austríaco Reinhold Puehringer (yuko), mas na seqüência caiu diante do inglês James Millar por koka. Já na repescagem não conseguiu se recuperar contra o belga Damien Bomboir e foi eliminado da disputa pelo bronze. 

Reserva do bicampeão mundial João Derly entre os meio-leves, Leandro Cunha pisou no tatame já sabendo que não teria chances de disputar a Olimpíada (a CBJ garantiu Derly porque ele foi campeão do Pan e do Mundial). Mesmo assim, o atleta se esforçou e venceu suas duas primeiras lutas, respectivamente contra o tcheco David Dubsky (yuko) e o belga Jean Yves Bottieau (ippon). Porém, na final de sua chave, ele não conseguiu evitar a vitória do russo Vitaly Verkhoturov por yuko. Na repescagem, tomou um ippon do francês Benjamin Darbelet e teve que se contentar com a nona colocação.

Entre as mulheres, o melhor resultado foi da meio-leve Andressa Fernandes, que também não tem chances de ir a Pequim (a titular Érika Miranda já tem vaga garantida porque terminou o Mundial entre as cinco melhores). Apesar de ter sido derrotada na estréia pela russa Natalia Kuzyutina por ippon, ela venceu seu primeiro duelo na repescagem, contra Darya Skrypnik, da Bielo-Rússia, com um rápido ippon. Em seguida, porém, perdeu para a cubana Yagnelis Mestre Ramos ao tomar um golpe perfeito e ficou fora da luta pelo pódio, em nono lugar.

Oponente da experiente Vânia Ishii, a meio-médio Danielli Yuri fez campanha fraca, com uma vitória na estréia (Alice Schlesinger, de Israel, por ippon) e duas derrotas na seqüência (Claudia Malzahn, Alemanha, por ippon e Andréia Cavalleri, de Portugal, por ippon). Danielle Zangrando, por sua vez, só conseguiu disputar uma luta neste sábado. O mesmo aconteceu com a ligeiro Daniela Polzin, que sofreu um ippon da francesa Laetitia. As duas não puderam disputar a repescagem porque as sua algozes foram derrotadas posteriormente, eliminado suas chances de seguirem na competição.

Prata nos Jogos Pan-Americanos, o leve Leandro Guilheiro perdeu por ippon para o esloveno Saso Jereb, terminando assim sua participação nos torneios europeus. Neste domingo, outros sete brasileiros lutam em Varsóvia e em Praga: Mayra Aguiar, Edinanci Silva, Priscila Marques, Tiago Camilo, Eduardo Santos, Leonardo Leite e Walter Santos.

 

GAZETA PRESS

 

Especial: Tudo sobre os Jogos Olímpicos de Pequim

Os bastidores do país da Olimpíada no China in Blog

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.