clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
21 de dezembro de 2025
 

| 01/03/2008 | 00h00min

Estados bolivianos convocam referendos sobre autonomia

Governo do país rejeita consultas, que considera ilegais

O governador do Departamento de Pando, Leopoldo Fernández, convocou nesta sexta-feira, oficialmente, um referendo sobre o estatuto de autonomia da região para 1º de junho, o que aumenta para três os territórios bolivianos com data fixada para o processo. Fernández, do partido de oposição Poder Democrático e Social (Podemos), disse a um canal de televisão que lançou a resolução com base num aval da Corte Departamental Eleitoral da região — da mesma forma que sucedeu também em Santa Cruz e Beni.

Antes, as autoridades políticas e eleitorais locais convocaram sua consulta para o dia 4 de maio e as de Beni para 1º de junho, processos que o presidente da Bolívia, Evo Morales, qualificou de ilegais e separatistas. De fato, o presidente promulgou hoje, após ser aprovada na quinta-feira durante polêmica sessão do Congresso, uma lei que proíbe os referendos que não sejam convocados pelo Legislativo.

Apesar da proibição, os governadores de Santa Cruz e Beni ratificaram o cronograma para suas consultas e a eles se uniu Pando. Morales também promulgou as duas leis que aprovam a convocação de dois referendos para o próximo dia 4 de maio com o propósito de validar seu projeto de nova Constituição, um documento rejeitado plenamente por dirigentes de seis regiões e dos partidos opositores.

No departamento de Tarija, ao sul, o governador, Mario Cossio, anunciou que também emitiu uma resolução convocando seu referendo autônomo, mas ainda está na fase de processo solicitado à Corte Departamental Eleitoral. De sua parte, a Corte Nacional Eleitoral rejeita os processos regionais e, por outro lado, prevê se reunir na próxima segunda-feira em La Paz com as autoridades encarregadas do pleito dos nove departamentos do país para planejar as consultas nacionais convocadas por Morales.

 

EFE

 

Comente esta matéria

Mais Notícias

    Grupo RBS

    Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.