clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
21 de dezembro de 2025
 

| 20/02/2008 | 08h08min

Rússia considera que UE contribui para instabilidade e o separatismo

País considera os Bálcãs sua área de influência e é contra independência kosovar

A Rússia advertiu hoje que "a União Européia contribui para a instabilidade nos Bálcãs e na Europa e encoraja o separatismo no mundo" com sua postura em relação à proclamada independência do Kosovo.

— A Rússia continua firmemente convencida de que o problema do status do Kosovo pode e deve ser resolvido pela via esperançosa e duradoura de uma decisão de compromisso elaborada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas — afirmou o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores russo, Mikhail Kaminin, em comunicado.

Segundo o porta-voz, "a Rússia expôs propostas construtivas de possíveis alternativas do status do Kosovo no Conselho de Segurança da ONU".

Kaminin afirmou que a decisão da União Européia de enviar uma missão civil ao Kosovo, que deveria substituir a que foi enviada pela ONU após o fim da guerra, em 1999, não tem fundamento jurídico.

— Como se sabe, os preparativos para o envio de uma missão da UE foram e estão sendo realizados à margem do Conselho de Segurança — ressaltou o porta-voz.

Nesse contexto, acrescentou, fazer alusão às "conclusões" da UE sobre o Kosovo na resolução 1244 do Conselho de Segurança "é um absurdo".

Segundo Kaminin, "esta maneira de proceder da União Européia não responde aos princípios de colaboração estabelecidos no marco entre Rússia e UE em matéria de segurança exterior, sobretudo em relação ao fortalecimento do papel da ONU".

— Ao propor a seus membros que determinem sua própria postura, o Conselho da UE provoca uma cadeia de reconhecimentos ilegais da independência do Kosovo— afirma o comunicado.

A UE respalda o envio de uma missão civil ao Kosovo com 1.900 efetivos internacionais, entre policiais, juízes, promotores e agentes alfandegários, para ajudar o território a criar sua administração.

 



 

EFE

 

Valdrin Xhemaj, EFE  / 

Javier Solana e Hashem Thaçi concederam coletiva de imprensa

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.