clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
24 de dezembro de 2025
 

| 30/01/2008 | 16h24min

Lula: economia brasileira não vai sofrer "desarranjo"

Presidente voltou a afirmar nesta quarta que crise financeira dos EUA não afetará o Brasil

A economia brasileira não vai sofrer um "desarranjo". A crença de que a crise financeira dos Estados Unidos não afetará o país foi expressa novamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira, no Itamaraty.

Lula disse que "por três razões" o país não deve ser afetado, que tem tudo para crescer muito em 2009 e permitir que ele entregue o governo ao sucessor (em 2010) com um "vigoroso" crescimento econômico.

As razões da blindagem brasileira, segundo Lula, são: a balança comercial menos dependente dos EUA, o mercado interno do país em expansão e o papel que os países emergentes, como China e Índia, desempenham na economia mundial.

Esses países, que nos anos 70 e 80 eram fonte de preocupação por causa do baixo crescimento e dos problemas fiscais crônicos em que viviam mergulhados, hoje estão crescendo a taxas consistentes e com fundamentos econômicos de governança mais sólidos.

Na opinião de Lula, fazendo o "feijão com arroz, temperado com uma pimentinha", o Brasil passará ao largo da crise financeira norte-americana provocada pela desaceleração brutal nos negócios imobiliários.

O presidente fez as declarações, no Itamaraty, ao final do almoço oferecido ao presidente do Timor Leste, o Nobel da Paz José Ramos Horta.

 

AE

 

Antonio Lacerda, EFE / 

Lula diz que fazendo o "feijão com arroz, temperado com uma pimentinha" o Brasil passará ao largo da crise financeira norte-americana

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.