clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
21 de dezembro de 2025
 

| 26/01/2008 | 11h11min

Policiais egípcios voltam a se posicionar na fronteira com a Faixa de Gaza

Tentativa de fechar fronteira com o Egito foi fracassada

Dezenas de policiais egípcios voltaram a se posicionar hoje na fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza, depois de uma primeira tentativa fracassada de fechar o posto fronteiriço por onde passam milhares de palestinos. A volta acontece um dia após os oficiais terem saído do posto.

De acordo com a EFE, os efetivos da polícia se limitam hoje a observar e a controlar a passagem dos palestinos que continuam entrando e saindo do Egito, onde se abastecem de vários tipos de produtos. Além das pessoas a pé, hoje haviam centenas de veículos palestinos, de carros de passeio a caminhões de grande porte. Hoje estão abertas três passagens da fronteira: a porta de Brazil, a porta de Salah ad-Din — fechada ontem de manhã — e um terceiro buraco na cerca fronteiriça.

O improvisado sistema para introduzir as mercadorias em Gaza foi substituído por um ordenado trânsito de caminhões de transporte nos quais os palestinos voltam com água, televisões e centenas de motos, já que acham que este tipo de locomoção gasta menos gasolina.

Por outro lado, foi reduzido de maneira considerável o trânsito da localidade de Rafah, próxima à fronteira, a Al-Arish, a 45 quilômetros do posto, enquanto a presença policial se multiplicou em relação aos dias anteriores. Fontes de segurança dizem que 2 mil efetivos policiais se somaram hoje aos 1,5 mil que já estavam nessas duas cidades e que os altos comandantes de segurança egípcios esperam enviar de volta à Faixa de Gaza no final da próxima semana todos os palestinos que entraram no Egito.

 

EFE

 

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.