clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
20 de dezembro de 2025
 

| 23/01/2008 | 12h33min

Pequim quer acabar com a mendicância antes dos Jogos

Presidente do Comitê Organizador quer que limpeza seja feita de forma civilizada

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim, Liu Qi, voltou a insistir na necessidade de as autoridades acabarem com a mendicância e o trabalho de vendedores ambulantes até o evento. , embora tenha defendido a idéia de que isso venha a ocorrer "de forma civilizada".

— O problema dos mendigos e vendedores ambulantes deve ser resolvido antes dos Jogos. Os policiais, para aplicarem a lei, devem ser civilizados, devem explicar suas ações e ser razoáveis. Não devem criar problemas sociais — disse Liu, também presidente do Partido Comunista de Pequim, em entrevista ao diário Beijing News.

A obsessão por "limpar" a cidade antes dos Jogos Olímpicos não é nova. Pequim iniciou uma campanha na virada do ano para que os vendedores ambulantes de postais, bandeiras chinesas e materiais falsificados sobre o evento esportivo fossem expulsos da Praça da Paz Celestial. Em algumas ocasiões, os encarregados de multar e apreender a mercadoria dos vendedores ambulantes são funcionários públicos, e não policiais.

As organizações internacionais de defesa dos direitos humanos têm tentado, há vários anos, expressar preocupação pelos métodos que Pequim pode estar usando para melhorar sua imagem no Exterior. A mendicância aumentou consideravelmente nos últimos anos na capital chinesa, em paralelo ao desequilibrado crescimento econômico do país. É muito raro caminhar pelas ruas do centro de Pequim sem encontrar pessoas pedindo esmolas.

 

EFE

 

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.