clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
23 de dezembro de 2025
 

| 03/01/2008 | 11h22min

Partido de Benazir prepara pedido à ONU para investigar assassinato

PPP alega que não confia no governo para acompanhar o caso

O Partido Popular do Paquistão (PPP) prepara um pedido formal às Nações Unidas que incluirá os vídeos e as declarações do governo a respeito do assassinato de Benazir Bhutto, a fim de convencer a organização a abrir uma investigação internacional. Um painel de três membros do partido da líder opositora, assassinada em 27 de dezembro em um atentado, terminou o projeto da demanda, que contém também o e-mail que Bhutto enviou a um jornalista meses antes de sua morte, no qual responsabilizava o presidente Pervez Musharraf pelo que pudesse lhe ocorrer.

— A principal razão pela qual recorremos às Nações Unidas é que não confiamos no governo — disse o advogado Farooq Naek ao jornal paquistanês The News.

— Os advogados do PPP tentarão incluir todos os documentos possíveis com relação ao assassinato de Bhutto para convencer o secretário-geral da ONU (Ban Ki-moon) a ordenar uma investigação internacional independente sobre a tragédia de 27 de dezembro — acrescentou.

Apesar das reservas iniciais para autorizar uma investigação internacional, Musharraf manifestou nesta quarta-feira que permitiria uma investigação de especialistas britânicos da Scotland Yard no assassinato da líder opositora. Em seu pedido, os membros do PPP tomaram como modelo a investigação internacional ordenada a respeito do assassinato do político libanês Rafik Hariri.

No entanto, o porta-voz do Ministério de Exteriores paquistanês Mohammed Sadiq rejeitou o modelo de investigação proposto pelos correligionários de Benazir, dizendo que as circunstâncias no Líbano e no Paquistão são diferentes.

 

EFE

 

Nadeem Khawer, EFE / 

Benazir morreu em 27 de dezembro em um atentado ao final de um comício

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.