clicRBS
Nova busca - outros
 

eleições 2008

 

 
23 de dezembro de 2025
 

| 28/12/2007 | 19h55min

Bush veta lei que possibilitaria ações contra regime de Saddam Hussein

Líderes democratas criticam decisão do presidente

O presidente americano, George W. Bush, vetará um projeto de lei promovido pelo Congresso que previa um aumento no pagamento das tropas no Iraque e abria as portas para ações contra o antigo regime de Saddam Hussein. Segundo explicou nesta sexta-feira o porta-voz da Casa Branca, Scott Stanzel, essa lei poderia prejudicar a reconstrução do país, ao gerar uma inundação de processos e o conseqüente congelamento de milhões de dólares em ativos no Iraque:

— Isso não favorece os interesses do Iraque nem os dos Estados Unidos.

A proposta incluía a possibilidade de que soldados americanos que foram prisioneiros do regime de Hussein durante a Guerra do Golfo possam pedir compensações nos tribunais. Calcula-se que o governo iraquiano tenha cerca de US$ 25 milhões em ativos retidos em bancos americanos. Ao vetar a lei, a Casa Branca bloqueia ainda a proposta incluída na norma para aumentar o salário dos militares em 3,5%.

No entanto, o porta-voz esclareceu que boa parte dessa alta, 3%, já está incluída numa norma que entrará em vigor em 1º de janeiro e que quando o Congresso retomar a elaboração da lei, o presidente tratará da incorporação do meio ponto percentual restante. Os líderes da Câmara de Representantes e do Senado, Nancy Pelosi e Harry Reid, ambos democratas, criticaram a decisão de Bush, afirmando que ele que joga por terra "prioridades nacionais urgentes em matéria de segurança".

 

EFE

 

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.