Retrospectiva 2013
Nenhum ano é igual, mas uns são mais diferentes do que outros.

Em 2013, os fatos insistiram em surpreender, chocar, alertar e, sobretudo, ensinar. Uma tragédia em Santa Maria mostrou a fragilidade das instituições que deveriam garantir segurança a quem sai para se divertir. Um aumento nas tarifas de ônibus expôs um descontentamento geral que não encontrava canais para ser expressado - os encontrou nas ruas, com um junho de manifestações que levaram milhões para as ruas brasileiras. Um papa lembrou o mundo de que o trono de São Pedro não precisa ser vitalício; seu sucessor, que há um caminho diferente para a Igreja se reaproximar dos católicos. Um americano mostrou como a única potência que resta vigia igualmente aliados e inimigos. Um tribunal contrariou a máxima de que, no Brasil, políticos não acabam na cadeia.

O que aprendemos com 2013? A cobrar, desconfiar, dialogar, fazer nossa parte. Ou, mais do que tudo isso, a procurar as lições de anos tão cheios de fatos incríveis – o que Zero Hora faz a seguir.

A partir da linha do tempo ao lado, navegue pelos principais fatos do ano (passe o mouse sobre as cores e clique para abrir).