• Leia com atenção a pergunta antes de responder. Depois de marcar uma alternativa, você não poderá modificá-la. Assim que escolher a resposta, você vai encontrar um comentário dos professores Felipe Pimentel, Fábio Vasques, Carlos Castillo e Carmen Gobbato, e o gabarito.
  • 1. Na França, o rei Luís XIV teve sua imagem fabricada por um conjunto de estratégias que visavam sedimentar uma determinada noção de soberania.

    Neste sentido, a charge apresentada demonstra:

    a. a humanidade do rei, pois retrata um homem comum, sem os adornos próprios à vestimenta real b. a unidade entre o público e o privado, pois a figura do rei com a vestimenta real representa o público e sem a vestimenta real, o privado c. o vínculo entre monarquia e povo, pois leva ao conhecimento do público a figura de um rei despretensioso e distante do poder político d. o gosto estético refinado do rei, pois evidencia a elegância dos trajes reais em relação aos de outros membros da corte e. a importância da vestimenta para a constituição simbólica do rei, pois o corpo político adornado esconde os defeitos do corpo pessoal

    O vestuário pomposo do rei é a chave para entender o aspecto de artificialização e soberba do exercício do poder no estado absolutista.
    O que era preciso saber?
    Conhecido como "Rei-Sol", vestia-se de modo extremamente luxuoso, o que lhe dava um ar de soberania e disfarçava a fragilidade de seu corpo.
    Resposta correta: E.

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    1. Cartuns são produzidos com o intuito de satirizar comportamentos humanos e assim oportunizam a reflexão sobre nossos próprios comportamentos e atitudes. Nesse cartum, a linguagem utilizada pelos personagens em uma conversa em inglês evidencia a

    a. predominância do uso da linguagem informal sobre a língua padrão b. dificuldade de reconhecer a existência de diferentes usos da linguagem c. aceitação dos regionalismos utilizados por pessoas de diferentes lugares d. necessidade de estudo da língua inglesa por parte dos personagens e. facilidade de compreensão entre falantes com sotaques distintos

    Onde a figura mostra a resposta?
    Nos traços dos personagens (esteriótipo do americano sulista, que fala uma variante fora do padrão, e um estrangeiro, que chega a corrigir o falante nativo).
    O que era preciso saber?
    Em inglês, o uso de duplas negativas (I DON'T have NO money, por exemplo) é gramaticalmente incorreto.
    Resposta correta: B.

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  • 2. Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar.

    A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra

    a. a Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial b. os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial c. o poder soviético, durante a Guerra Fria d. o movimento comunista, na Guerra do Vietnã e. o terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001

    Essa questão tem a chave na figura de Hitler, de um lado, e na do Capitão América, de outro. Ela é exclusivamente uma interpretação da imagem.
    O que era preciso saber?
    Quem não conseguisse identificar os protagonistas daquele período da Segunda Guerra Mundial não teria subsídios para responder a questão.
    Resposta correta: B.

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    2. A personagem Susanita, no último quadro, inventa o vocábulo mujerez, utilizando-se de um recurso de formação de palavra existente na língua espanhola. Na concepção da personagem, o sentido do vocábulo mujerez remete à

    a. falta de feminilidade das mulheres que não se dedicam às tarefas domésticas b. valorização das mulheres que realizam todas as tarefas domésticas c. inferioridade das mulheres que praticam as tarefas domésticas d. relevância social das mulheres que possuem empregados para realizar as tarefas domésticas e. independência das mulheres que não se prendem apenas às tarefas domésticas

    Onde a figura mostra a resposta?
    Para Susanita, o vocábulo "mujerez" valoriza as mulheres que realizam as tarefas domésticas (segundo quadrinho). A resolução depende unicamente da parte escrita.
    O que era preciso saber?
    Processo de formação de substantivos em espanhol, acrescentando o sufixo -EZ, que expressa a qualidade do adjetivo do qual derivam:
    altivo - altivez, rígido - rigidez. "Mujerez" expressa a qualidade de ser mulher (é mais mulher aquela que faz as tarefas domésticas).
    Resposta correta: B.

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  • 3. O cartum, publicado em 1932, ironiza as consequências sociais das constantes prisões de Mahatma Gandhi pelas autoridades britânicas, na Índia, demonstrando

    a. a ineficiência do sistema judiciário inglês no território indiano b. o apoio da população hindu à prisão de Gandhi c. o caráter violento das manifestações hindus frente à ação inglesa d. a impossibilidade de deter o movimento liderado por Gandhi e. a indiferença das autoridades britânicas frente ao apelo popular hindu

    Onde a figura mostra a resposta?
    Essa imagem também é interpretativa. É possível somente interpretar a ironia da imagem sem conhecer profundamente a situação da independência da Índia.
    O que era preciso saber?
    Mahatma Ghandi liderou os hindus pela independência da Índia, colônia da Inglaterra, por meio da não-violência e da desobediência civil.
    Resposta correta: D.

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    2. LXXVIII (Camões, 1525?-1580)
    Leda serenidade deleitosa,
    Que representa em terra um paraíso;
    Entre rubis e perlas doce riso;
    Debaixo de ouro e neve cor-de-rosa;
    Presença moderada e graciosa,
    Onde ensinando estão despejo e siso
    Que se pode por arte e por aviso,
    Como por natureza, ser fermosa;
    Fala de quem a morte e a vida pende,
    Rara, suave; enfim, Senhora, vossa;
    Repouso nela alegre e comedido:
    Estas as armas são com que me rende
    E me cativa Amor; mas não que possa
    Despojar-me da glória de rendido.


    A pintura e o poema, embora sendo produtos de duas linguagens artísticas diferentes, participaram do mesmo contexto social e cultural de produção pelo fato de ambos

    a. apresentarem um retrato realista, evidenciado pelo unicórnio presente na pintura e pelos adjetivos usados no poema b. valorizarem o excesso de enfeites na apresentação pessoal e na variação de atitudes da mulher, evidenciadas pelos adjetivos do poema c. apresentarem um retrato ideal de mulher marcado pela sobriedade e o equilíbrio, evidenciados pela postura, expressão e vestimenta da moça e os adjetivos usados no poema d. desprezarem o conceito medieval da idealização da mulher como base da produção artística, evidenciado pelos adjetivos usados no poema e. apresentarem um retrato ideal de mulher marcado pela emotividade e o conflito interior, evidenciados pela expressão da moça e pelos adjetivos do poema

    Onde a figura mostra a resposta?
    A mulher está no centro da tela, com o fundo esfumaçado, e tem uma expressão contida, que lembra a serenidade, mencionada no poema de Camões. O aluno precisava relacionar os adjetivos do texto à imagem da mulher na pintura.
    O que era preciso saber?
    O classicismo busca a valorização do homem, colocando-o como centro do mundo, e associa a beleza feminina ao equilíbrio entre razão e emoção.
    Resposta correta: C.

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  • 5. A figura apresentada é de um mosaico, produzido por volta do ano 300 d.C., encontrado na cidade de Lod, atual Estado de Israel. Nela, encontram-se elementos que representam uma característica política dos romanos no período, indicada em:

    a. Cruzadismo _ conquista da terra santa b. Patriotismo _ exaltação da cultura local c. Helenismo _ apropriação da estética grega d. Imperialismo _ selvageria dos povos dominados e. Expansionismo _ diversidade dos territórios conquistados

    Onde a figura mostra a resposta?
    A articulação entre a resposta e a imagem era imprescindível. Os animais diferentes remetem à diversidade, e não somente ao imperialismo.
    O que era preciso saber?
    Questão de dificuldade razoável, pois o conteúdo romano normalmente remete ao imperialismo, mas, nesse caso, a imagem com animais exóticos aos romanos mostra a grande expansão do domínio de Roma sobre outros territórios.
    Resposta correta: E.

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    4. Picasso, P. Les Demoiselles d'Avignon. Nova York, 1907. ARGAN, G. C. Arte moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos.
    São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
    O quadro Les Demoiselles d'Avignon (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX. Essa nova tendência se caracteriza pela

    a. pintura de modelos em planos irregulares b. mulher como temática central da obra c. cena representada por vários modelos d. oposição entre tons claros e escuros e. nudez explorada como objeto de arte

    Onde a figura mostra a resposta?
    Os traços da pintura de Picasso exploram figuras geométricas como forma de expressão.
    O que era preciso saber?
    A proposta do cubismo é a de explorar aspectos diferentes do mesmo objeto que podem ser observados simultaneamente, rompendo com a estética realista. O movimento cubista é uma das vanguardas no início do século 20.
    Resposta correta: A.

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  • 6. Na imagem do início do século XX, identifica-se um modelo produtivo cuja forma de organização fabril baseava-se na

    a. autonomia do produtor direto b. adoção da divisão sexual do trabalho c. exploração do trabalho repetitivo d. utilização de empregados qualificados e. incentivo à criatividade dos funcionários

    Onde a figura mostra a resposta?
    A imagem apresenta o clássico sistema de esteiras, normalmente relacionado à alienação do trabalhador e à divisão do trabalho.
    O que era preciso saber?
    No modelo fordista de produção massiva, funcionários de uma fábrica executavam repetidas vezes a mesma tarefa de uma etapa da elaboração de um produto.
    Resposta correta: C.

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    5. A capa do LP Os Mutantes, de 1968, ilustra o movimento da contracultura. O desafio à tradição nessa criação musical é caracterizado por

    a. letras e melodias com características amargas e depressivas b. arranjos baseados em ritmos e melodias nordestinos c. sonoridades experimentais e confluência de elementos populares e eruditos d. temas que refletem situações domésticas ligadas à tradição popular e. ritmos contidos e reservados em oposição aos modelos estrangeiros

    Onde a figura mostra a resposta?
    Os membros da banda vestem roupas diferentes, em uma cena que mistura referências estéticas, como a gravata de bolinhas e o estilo da mobília. Além disso, a disposição dos músicos desconstrói posições de fotografias tradicionais.
    O que era preciso saber?
    O movimento da contracultura buscava o uso de valores diferentes dos aceitos pela cultura dominante, criando uma linguagem de mistura, com referências a modas e gostos ultrapassados.
    Resposta correta: C.

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  • 7. Texto do Cartaz: "Amor e não guerra"
    Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra a Guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação política. Seus slogans, tais como "Quando penso em revolução quero fazer amor", se tornaram símbolos da agitação cultural nos anos 1960, cuja inovação relacionava-se

    a. à contestação da crise econômica europeia, que fora provocada pela manutenção das guerras coloniais. b. à organização partidária da juventude comunista, visando o estabelecimento da ditadura do proletariado c. à unificação das noções de libertação social e libertação individual, fornecendo um significado político ao uso do corpo d. à defesa do amor cristão e monogâmico, com fins à reprodução, que era tomado como solução para os conflitos sociais e. ao reconhecimento da cultura das gerações passadas, que conviveram com a emergência do rock e outras mudanças nos costumes

    Onde a figura mostra a resposta?
    A ideia mostrada no cartaz de "faça amor, não faça guerra" remete aos ideais das liberdades individual e sexual.
    O que era preciso saber?
    Esta questão cobra um conhecimento imagético sobre o grande movimento revolucionário dos anos 1960. Sem ele era impossível responder.
    Resposta correta: C.

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    6. Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa, sua obra revela

    a. liberdade, representando a vida de mineiros à procura da salvação b. credibilidade, atendendo a encomendas dos nobres de Minas Gerais c. simplicidade, demonstrando compromisso com a contemplação do divino d. personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares e. singularidade, esculpindo personalidades do reinado nas obras divinas

    Onde a figura mostra a resposta?
    A escultura traz a figura de um profeta, com roupas ligadas à Igreja Católica e à fé, mas a expressão do rosto remete ao plano da Terra, com exageros no relevo.
    O que era preciso saber?
    Com forte cunho religioso, o barroco expressa a tensão e a contradição, marcas do espírito cristão.
    Resposta correta: D.

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