As receitas de três ex-ministros
Francisco Turra
Foi ministro de 1998 a 2000, no governo FHC
Luis Carlos
Guedes Pinto

Ocupou o cargo em 2006 e 2007, no governo Lula
Roberto Rodrigues
Esteve na função de 2003 a 2006, no governo Lula
Qual o impacto do aumento nas taxas de juros para o agronegócio? Francisco Turra
O juro tira competitividade do setor à medida que avança. Outro ponto importante é o problema cambial, essa instabilidade, aparentemente, é boa para o Brasil exportador. Mas quanto nós exportamos? Só 1,3% do total mundial, o que é muito pouco.

Luis Carlos Guedes Pinto
Mais importante do que uma taxa de juro de 1% a mais ou a menos, seria ampliar os recursos para o seguro agrícola e integrar a política de garantia de preço com a política de crédito. É preciso implementar efetivamente um programa amplo que assegure renda para o produtor.

Roberto Rodrigues
O ministro da Fazenda tem compromisso com ajuste fiscal, que é necessário e será doloroso. O reflexo será menor margem de lucro para o próximo ano. Em 2015, com safra cheia e câmbio favorável, o produtor tem de fazer poupança e olhar para o futuro com as barbas de molho.


Como abrir novos mercados no Exterior para os produtos nacionais? Francisco Turra
Precisamos agregar valor aos produtos. O maior exportador de alimentos do mundo são os EUA, seguido de Holanda e Alemanha. Eles importam produtos do mundo, transformam, agregam valor, seguram empregos e são ricos.


Luis Carlos Guedes Pinto
É preciso fortalecer negociações externas. O Brasil tem apostado em um grande acordo internacional, que há 20 anos não se conclui, e muitos países vêm fazendo acordos bilaterais. É necessário também agregar mais valor aos produtos agrícolas.


Roberto Rodrigues
Falta uma política comercial consistente. O Brasil não tem acordos bilaterais, por meio dos quais ocorre 40% do comércio de alimentos no mundo. E precisamos agregar valor. Hoje, importam matéria-prima do Brasil, mas não industrializados.


Quais os efeitos do déficit logístico e da alta no preço da energia elétrica para o setor? Francisco Turra
Todos os setores devem medir sua competitividade. Se tiver custo exagerado, vai acabar fora do mercado. A indústria já respondeu por 18% do PIB e hoje não passa de 12%. É preciso qualificar mão de obra e aumentar a produtividade.


Luis Carlos Guedes Pinto
A infraestrutura insuficiente limita o preço obtido pelo produtor. É preciso investir mais em rodovias, ferrovias, hidrovias e portos. O aumento da energia também irá afetar os custos de produção e, assim, o rendimento do produtor.


Roberto Rodrigues
Diesel e energia subindo representarão mais custos, especialmente na próxima safra. A logística começou a ter uma visão de governo, com mudanças nas regras de concessão. Outro item em andamento é a medida provisória dos Portos.