Disponível em: http://primeira-serie.blogspot.com.br. Acesso em: 07 dez. 2011 (adaptado).
Questão 01
Na imagem do início do século XX, identifica-se um modelo produtivo cuja forma de organização fabril baseava-se na:
aautonomia do produtor direto.
badoção da divisão sexual do trabalho.
cexploração do trabalho repetitivo.
dutilização de empregados qualificados.
eincentivo à criatividade dos funcionários.
Questão 02
Texto I
A Europa entrou em estado de exceção, personificado por obscuras forças econômicas sem rosto ou localização física conhecida que não prestam contas a ninguém e se espalham pelo globo por meio de milhões de transações diárias no ciberespaço.
ROSSI, C. Nem fim do mundo nem mundo novo. Folha de São Paulo, 11 dez. 2011 (adaptado).
Texto II
Estamos imersos numa crise financeira como nunca tínhamos visto desde a Grande Depressão iniciada em 1929 nos Estados Unidos.
Entrevista de George Soros. Disponível em: www.nybooks.com. Acesso em: 17 ago. 2011 (adaptado).
A comparação entre os significados da atual crise econômica e do crash de 1929 oculta a principal diferença entre essas duas crises, pois:
ao crash da Bolsa em 1929 adveio do envolvimento dos EUA na I Guerra Mundial e a atual crise é o resultado dos gastos militares desse país nas guerras do Afeganistão e Iraque.
ba crise de 1929 ocorreu devido a um quadro de superprodução industrial nos EUA e a atual crise resultou da especulação financeira e da expansão desmedida do crédito bancário.
ca crise de 1929 foi o resultado da concorrência dos países europeus reconstruídos após a I Guerra e a atual crise se associa à emergência dos BRICS como novos concorrentes econômicos.
do crash da Bolsa em 1929 resultou do excesso de proteções ao setor produtivo estadunidense e a atual crise tem origem na internacionalização das empresas e no avanço da política de livre mercado.
ea crise de 1929 decorreu da política intervencionista norte-americana sobre o sistema de comércio mundial e a atual crise resultou do excesso de regulação do governo desse país sobre o sistema monetário.
Questão 03
O que o projeto governamental tem em vista é poupar à Nação o prejuízo irreparável do perecimento e da evasão do que há de mais precioso no seu patrimônio. Grande parte das obras de arte até mais valiosas e dos bens de maior interesse histórico, de que a coletividade brasileira era depositária, têm desaparecido ou se arruinado irremediavelmente. As obras de arte típicas e as relíquias da história de cada país não constituem o seu patrimônio privado, e sim um patrimônio comum de todos os povos. A criação no Brasil do Serviço do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (SPHAN), em 1937, foi orientada por ideias como as descritas no texto, que visavam:
asubmeter a memória e o patrimônio nacional ao controle dos órgãos públicos, de acordo com a tendência autoritária do Estado Novo.
badoção da divisão sexual do trabalho.
cdefinir os fatos e personagens históricos a serem cultuados pela sociedade brasileira, de acordo com o interesse público.
dresguardar da destruição as obras representativas da cultura nacional, por meio de políticas públicas preservacionistas.
edeterminar as responsabilidades pela destruição do patrimônio nacional, de acordo com a legislação brasileira.
Questão 04
A soma do tempo gasto por todos os navios de carga na espera para atracar no porto de Santos é igual a 11 anos — isso, contando somente o intervalo de janeiro a outubro de 2011. O problema não foi registrado somente neste ano. Desde 2006 a perda de tempo supera uma década.
Folha de S. Paulo, 25 dez. 2011 (adaptado).
A situação descrita gera consequências em cadeia, tanto para a produção quanto para o transporte. No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo, uma dessas consequências é a:
arealocação das exportações para o modal aéreo em função da rapidez.
bdispersão dos serviços financeiros em função da busca de novos pontos de importação.
credução da exportação de gêneros agrícolas em função da dificuldade para o escoamento.
dpriorização do comércio com países vizinhos em função da existência de fronteiras terrestres.
eestagnação da indústria de alta tecnologia em função da concentração de investimentos na infraestrutura de circulação.
Questão 05
Não ignoro a opinião antiga e muito difundida de que o que acontece no mundo é decidido por Deus e pelo acaso. Essa opinião é muito aceita em nossos dias, devido às grandes transformações ocorridas, e que ocorrem diariamente, as quais escapam à conjectura humana. Não obstante, para não ignorar inteiramente o nosso livre-arbítrio, creio que se pode aceitar que a sorte decida metade dos nossos atos, mas [o livre-arbítrio] nos permite o controle sobre a outra metade.
MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Brasília: EdUnB, 1979 (adaptado).
Em O Príncipe, Maquiavel refletiu sobre o exercício do poder em seu tempo. No trecho citado, o autor demonstra o vínculo entre o seu pensamento político e o humanismo renascentista ao:
avalorizar a interferência divina nos acontecimentos definidores do seu tempo.
brejeitar a intervenção do acaso nos processos políticos.
cafirmar a confiança na razão autônoma como fundamento da ação humana.
dromper com a tradição que valorizava o passado como fonte de aprendizagem.
eredefinir a ação política com base na unidade entre fé e razão.
Charge anônima. BURKE, P. A fabricação do rei. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
Questão 06
Na França, o rei Luís XIV teve sua imagem fabricada por um conjunto de estratégias que visavam sedimentar uma determinada noção de soberania. Neste sentido, a charge apresentada demonstra:
aa humanidade do rei, pois retrata um homem comum, sem os adornos próprios à vestimenta real.
ba unidade entre o público e o privado, pois a figura do rei com a vestimenta real representa o público e sem a vestimenta real, o privado.
co vínculo entre monarquia e povo, pois leva ao conhecimento do público a figura de um rei despretensioso e distante do poder político.
do gosto estético refinado do rei, pois evidencia a elegância dos trajes reais em relação aos de outros membros da corte.
ea importância da vestimenta para a constituição simbólica do rei, pois o corpo político adornado esconde os defeitos do corpo pessoal.
Questão 07
Texto I
O que vemos no país é uma espécie de espraiamento e a manifestação da agressividade através da violência. Isso se desdobra de maneira evidente na criminalidade, que está presente em todos os redutos — seja nas áreas abandonadas pelo poder público, seja na política ou no futebol. O brasileiro não é mais violento do que outros povos, mas a fragilidade do exercício e do reconhecimento da cidadania e a ausência do Estado em vários territórios do país se impõem como um caldo de cultura no qual a agressividade e a violência fincam suas raízes.
Entrevista com Joel Birman. A Corrupção é um crime sem rosto. IstoÉ. Edição 2099, 3 fev. 2010.
Texto II
Nenhuma sociedade pode sobreviver sem canalizar as pulsões e emoções do indivíduo, sem um controle muito específico de seu comportamento. Nenhum controle desse tipo é possível sem que as pessoas anteponham limitações umas às outras, e todas as limitações são convertidas, na pessoa a quem são impostas, em medo de um ou outro tipo.
ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
Considerando-se a dinâmica do processo civilizador, tal como descrito no Texto II, o argumento do Texto I acerca da violência e agressividade na sociedade brasileira expressa a:
aincompatibilidade entre os modos democráticos de convívio social e a presença de aparatos de controle policial.
bmanutenção de práticas repressivas herdadas dos períodos ditatoriais sob a forma de leis e atos administrativos.
cinabilidade das forças militares em conter a violência decorrente das ondas migratórias nas grandes cidades brasileiras.
ddificuldade histórica da sociedade brasileira em institucionalizar formas de controle social compatíveis com valores democráticos.
eincapacidade das instituições político-legislativas em formular mecanismos de controle social específicos à realidade social brasileira.
Disponível em: http://quadro-a-quadro.blog.br. Acesso em: 27 jan. 2012.
Questão 08
Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar.
COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica. Disponível em: www.revistastart.com.br. Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado).
A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra:
aa Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial.
bos regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial.
co poder soviético, durante a Guerra Fria.
do movimento comunista, na Guerra do Vietnã.
eo terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001.
Questão 09
Diante dessas inconsistências e de outras que ainda preocupam a opinião pública, nós, jornalistas, estamos encaminhando este documento ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, para que o entregue à Justiça; e da Justiça esperamos a realização de novas diligências capazes de levar à completa elucidação desses fatos e de outros que porventura vierem a ser levantados.
Em nome da verdade. In: O Estado de São Paulo, 3 fev. 1976. Apud. FILHO, I. A. Brasil, 500 anos em documentos. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.
A morte do jornalista Vladimir Herzog, ocorrida durante o regime militar, em 1975, levou a medidas como o abaixoassinado feito por profissionais da imprensa de São Paulo. A análise dessa medida tomada indica a:
acerteza do cumprimento das leis.
bsuperação do governo de exceção.
cviolência dos terroristas de esquerda.
dpunição dos torturadores da polícia.
eexpectativa da investigação dos culpados.
Questão 10
Fugindo à luta de classes, a nossa organização sindical tem sido um instrumento de harmonia e de cooperação entre o capital e o trabalho. Não se limitou a um sindicalismo puramente “operário”, que conduziria certamente a luta contra o “patrão”, como aconteceu com outros povos.
FALCÃO, W. Cartas sindicais. In: Boletim do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Rio de Janeiro, 10 (85), set. 1941 (adaptado).
Nesse documento oficial, à época do Estado Novo (1937-1945), é apresentada uma concepção de organização sindical que:
aelimina os conflitos no ambiente das fábricas.
blimita os direitos associativos do segmento patronal.
corienta a busca do consenso entre trabalhadores e patrões.
dproíbe o registro de estrangeiros nas entidades profissionais do país.
edesobriga o Estado quanto aos direitos e deveres da classe trabalhadora.
Questão 11
O uso da água aumenta de acordo com as necessidades da população no mundo. Porém, diferentemente do que se possa imaginar, o aumento do consumo de água superou em duas vezes o crescimento populacional durante o século XX.
TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2009.
Uma estratégia socioespacial que pode contribuir para alterar a lógica de uso da água apresentada no texto é a
aampliação de sistemas de reutilização hídrica.
bexpansão da irrigação por aspersão das lavouras.
cintensificação do controle do desmatamento de florestas.
dadoção de técnicas tradicionais de produção.
ecriação de incentivos fiscais para o cultivo de produtos orgânicos.
Texto do Cartaz: “Amor e não guerra”
Foto de Jovens em protesto contra a Guerra do Vietnã. Disponível em: http://goldenyears66to69.blogspot.com. Acesso em: 10 out. 2011.
Questão 12
Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra a Guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação política. Seus slogans, tais como “Quando penso em revolução quero fazer amor”, se tornaram símbolos da agitação cultural nos anos 1960, cuja inovação relacionava-se
Foto de Jovens em protesto contra a Guerra do Vietnã. Disponível em: http://goldenyears66to69.blogspot.com. Acesso em: 10 out. 2011.
Nos anos que se seguiram à Segunda Guerra, movimentos como o Maio de 1968 ou a campanha contra a Guerra do Vietnã culminaram no estabelecimento de diferentes formas de participação política. Seus slogans, tais como
“Quando penso em revolução quero fazer amor”, se tornaram símbolos da agitação cultural nos anos 1960, cuja inovação relacionava-se
aà contestação da crise econômica europeia, que fora provocada pela manutenção das guerras coloniais.
bà organização partidária da juventude comunista, visando o estabelecimento da ditadura do proletariado.
cà unificação das noções de libertação social e libertação individual, fornecendo um significado político ao uso do corpo.
dà defesa do amor cristão e monogâmico, com fins à reprodução, que era tomado como solução para os conflitos sociais.
eao reconhecimento da cultura das gerações passadas, que conviveram com a emergência do rock e outras mudanças nos costumes.
Questão 13
Minha vida é andar
Por esse país
Pra ver se um dia
Descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixei
GONZAGA, L.; CORDOVIL. H. A vida de viajante, 1953. Disponível em: www.recife.pe.gov.br. Acesso em: 20 fev. 2012 (fragmento).
A letra dessa canção reflete elementos identitários que representam a
avalorização das características naturais do Sertão nordestino.
bdenúncia da precariedade social provocada pela seca.
cexperiência de deslocamento vivenciada pelo migrante.
dprofunda desigualdade social entre as regiões brasileiras.
ediscriminação dos nordestinos nos grandes centros urbanos.
Disponível em: http://nutriteengv.blogspot.com.br. Acesso em: 28 dez. 2011.
Questão 14
Na charge faz-se referência a uma modificação produtiva ocorrida na agricultura. Uma contradição presente no espaço rural brasileiro derivada dessa modificação produtiva está presente em:
aExpansão das terras agricultáveis, com manutenção de desigualdades sociais.
bModernização técnica do território, com redução do nível de emprego formal.
cValorização de atividades de subsistência, com redução da produtividade da terra.
dDesenvolvimento de núcleos policultores, com ampliação da concentração fundiária.
eMelhora da qualidade dos produtos, com retração na exportação de produtos primários.
Questão 15
A irrigação da agricultura é responsável pelo consumo de mais de 2/3 de toda a água retirada dos rios, lagos e lençóis freáticos do mundo. Mesmo no Brasil, onde achamos que temos muita água, os agricultores que tentam produzir alimentos também enfrentam secas periódicas e uma competição crescente por água.
MARAFON, G. J. et al. O desencanto da terra: produção de alimentos, ambiente e sociedade. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.
No Brasil, as técnicas de irrigação utilizadas na agricultura produziram impactos socioambientais como
aredução do custo de produção.
bagravamento da poluição hídrica.
ccompactação do material do solo.
daceleração da fertilização natural.
eredirecionamento dos cursos fluviais.
Questão 16
Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares.
As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são:
aCascas finas e sem sulcos ou fendas.
bCaules estreitos e retilíneos.
cFolhas estreitas e membranosas.
dGemas apicais com densa pilosidade.
eRaízes superficiais, em geral, aéreas.
Questão 17
No Japão, um movimento nacional para a promoção da luta contra o aquecimento global leva o slogan: 1 pessoa, 1 dia, 1 kg de CO2 a menos! A ideia é cada pessoa reduzir em 1 kg a quantidade de CO2 emitida todo dia, por meio de pequenos gestos ecológicos, como diminuir a queima de gás de cozinha.
Um hamburguer ecológico? É pra já! Disponível em: http://lqes.iqm.unicamp.br. Acesso em: 24 fev. 2012 (adaptado).
Considerando um processo de combustão completa de um gás de cozinha composto exclusivamente por butano (C4H10), a mínima quantidade desse gás que um japonês deve deixar de queimar para atender à meta diária, apenas com esse gesto, é de
Dados: CO2 (44 g/mol); C4H10 (58 g/mol)
a0,25 kg.
b0,33 kg.
c1,0 kg.
d1,3 kg.
e3,0 kg.
Questão 18
Suponha que você seja um consultor e foi contratado para assessorar a implantação de uma matriz energética em um pequeno país com as seguintes características: região plana, chuvosa e com ventos constantes, dispondo de poucos recursos hídricos e sem reservatórios de combustíveis fósseis.
De acordo com as características desse país, a matriz energética de menor impacto e risco ambientais é a baseada na energia
ados biocombustíveis, pois tem menor impacto ambiental e maior disponibilidade.
bsolar, pelo seu baixo custo e pelas características do país favoráveis à sua implantação.
cnuclear, por ter menor risco ambiental e ser adequada a locais com menor extensão territorial.
dhidráulica, devido ao relevo, à extensão territorial do país e aos recursos naturais disponíveis.
eeólica, pelas características do país e por não gerar gases do efeito estufa nem resíduos de operação.
Questão 19
Uma empresa de transportes precisa efetuar a entrega de uma encomenda o mais breve possível. Para tanto, a equipe de logística analisa o trajeto desde a empresa até o local da entrega. Ela verifica que o trajeto apresenta dois trechos de distâncias diferentes e velocidades máximas permitidas diferentes. No primeiro trecho, a velocidade máxima permitida é de 80 km/h e a distância a ser percorrida é de 80 km. No segundo trecho, cujo comprimento vale 60 km, a velocidade máxima permitida é 120 km/h.
Supondo que as condições de trânsito sejam favoráveis para que o veículo da empresa ande continuamente na velocidade máxima permitida, qual será o tempo necessário, em horas, para a realização da entrega?
a0,7
b1,4
c1,5
d2,0
e3,0
Questão 20
A doença de Chagas afeta mais de oito milhões de brasileiros, sendo comum em áreas rurais. É uma doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida por insetos conhecidos como barbeiros ou chupanças.
Uma ação do homem sobre o meio ambiente que tem contribuído para o aumento dessa doença é
ao consumo de carnes de animais silvestres que são hospedeiros do vetor da doença.
ba utilização de adubos químicos na agricultura que aceleram o ciclo reprodutivo do barbeiro.
ca ausência de saneamento básico que favorece a proliferação do protozoário em regiões habitadas por humanos.
da poluição dos rios e lagos com pesticidas que exterminam o predador das larvas do inseto transmissor da doença.
eo desmatamento que provoca a migração ou o desaparecimento dos animais silvestres dos quais o barbeiro se alimenta.
Questão 21
Aspartame é um edulcorante artificial (adoçante dietético) que apresenta potencial adoçante 200 vezes maior que o açúcar comum, permitindo seu uso em pequenas quantidades. Muito usado pela indústria alimentícia, principalmente nos refrigerantes diet, tem valor energético que corresponde a 4 calorias/grama. É contraindicado a portadores de fenilcetonúria, uma doença genética rara que provoca o acúmulo da fenilalanina no organismo, causando retardo mental. O IDA (índice diário aceitável) desse adoçante é 40 mg/kg de massa corpórea.
Disponível em: http://boaspraticasfarmaceuticas.blogspot.com. Acesso em: 27 fev. 2012.
Com base nas informações do texto, a quantidade máxima recomendada de aspartame, em mol, que uma pessoa de 70 kg de massa corporal pode ingerir por dia é mais próxima de
Dado: massa molar do aspartame = 294 g/mol
a1,3 × 10-4.
b9,5 × 10-3.
c4 × 10-2.
d2,6.
e823.
Questão 22
Os carrinhos de brinquedo podem ser de vários tipos. Dentre eles, há os movidos a corda, em que uma mola em seu interior é comprimida quando a criança puxa o carrinho para trás. Ao ser solto, o carrinho entra em movimento enquanto a mola volta à sua forma inicial.
O processo de conversão de energia que ocorre no carrinho descrito também é verificado em
aum dínamo.
bum freio de automóvel.
cum motor a combustão.
duma usina hidroelétrica.
euma atiradeira (estilingue).
Questão 23
Medidas de saneamento básico são fundamentais no processo de promoção de saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um paciente dá entrada em um pronto atendimento relatando que há 30 dias teve contato com águas de enchente. Ainda informa que nesta localidade não há rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. Ele apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e dores musculares.
Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).
Relacionando os sintomas apresentados com as condições sanitárias da localidade, há indicações de que o paciente apresenta um caso de
adifteria.
bbotulismo.
ctuberculose.
dleptospirose.
emeningite meningocócica.
Questão 24
Em um dia de chuva muito forte, constatou-se uma goteira sobre o centro de uma piscina coberta, formando um padrão de ondas circulares. Nessa situação, observou-se que caíam duas gotas a cada segundo. A distância entre duas cristas consecutivas era de 25 cm e cada uma delas se aproximava da borda da piscina com velocidade de 1,0 m/s. Após algum tempo a chuva diminuiu e a goteira passou a cair uma vez por segundo.
Com a diminuição da chuva, a distância entre as cristas e a velocidade de propagação da onda se tornaram, respectivamemente,
amaior que 25 cm e maior que 1,0 m/s.
bmaior que 25 cm e igual a 1,0 m/s.
cmenor que 25 cm e menor que 1,0 m/s.
dmenor que 25 cm e igual a 1,0 m/s.
eigual a 25 cm e igual a 1,0 m/s.
Questão 25
Um consumidor desconfia que a balança do supermercado não está aferindo corretamente a massa dos produtos. Ao chegar a casa resolve conferir se a balança estava descalibrada. Para isso, utiliza um recipiente provido de escala volumétrica, contendo 1,0 litro d’água. Ele coloca uma porção dos legumes que comprou dentro do recipiente e observa que a água atinge a marca de 1,5 litro e também que a porção não ficara totalmente submersa, com 1/3 de seu volume fora d’água. Para concluir o teste, o consumidor, com ajuda da internet, verifica que a densidade dos legumes, em questão, é a metade da densidade da água, onde, P água = 1*g/cm³. No supermercado a balança registrou a massa da porção de legumes igual a 0,500 kg (meio quilograma).
Considerando que o método adotado tenha boa precisão, o consumidor concluiu que a balança estava descalibrada e deveria ter registrado a massa da porção de legumes igual a
a0,073 kg.
b0,167 kg.
c0,250 kg.
d0,375.
e0,750.
Questão 26
A produção mundial de alimentos poderia se reduzir a 40% da atual sem a aplicação de controle sobre as pragas agrícolas. Por outro lado, o uso frequente dos agrotóxicos pode causar contaminação em solos, águas superficiais e subterrâneas, atmosfera e alimentos. Os biopesticidas, tais como a piretrina e a coronopilina, têm sido uma alternativa na diminuição dos prejuízos econômicos, sociais e ambientais gerados pelos agrotóxicos.
Identifique as funções orgânicas presentes simultaneamente nas estruturas dos dois biopesticidas apresentados:
a0,073 kg.
b0,167 kg.
c0,250 kg.
d0,375.
e0,750.
Questão 27
Alguns povos indígenas ainda preservam suas tradições realizando a pesca com lanças, demonstrando uma notável habilidade. Para fisgar um peixe em um lago com águas tranquilas o índio deve mirar abaixo da posição em que enxerga o peixe.
Ele deve proceder dessa forma porque os raios de luz
arefletidos pelo peixe não descrevem uma trajetória retilínea no interior da água.
bemitidos pelos olhos do índio desviam sua trajetória quando passam do ar para a água.
cespalhados pelo peixe são refletidos pela superfície da água.
demitidos pelos olhos do índio são espalhados pela superfície da água.
erefletidos pelo peixe desviam sua trajetória quando passam da água para o ar.
Questão 28
Uma dona de casa acidentalmente deixou cair na geladeira a água proveniente do degelo de um peixe, o que deixou um cheiro forte e desagradável dentro do eletrodoméstico. Sabe-se que o odor característico de peixe se deve às aminas e que esses compostos se comportam como bases.
Na tabela são listadas as concentrações hidrogeniônicas de alguns materiais encontrados na cozinha, que a dona de casa pensa em utilizar na limpeza da geladeira.
aÁlcool ou sabão.
bSuco de limão ou álcool.
cSuco de limão ou vinagre.
dSuco de limão, leite ou sabão.
eSabão ou carbonato de sódio/barrilha.
Questão 29
DAVIS, J. Garfield está de dieta. Porto Alegre: L&PM, 2006.
A condição física apresentada pelo personagem da tirinha é um fator de risco que pode desencadear doenças como
aanemia.
bberibéri.
cdiabetes.
descorbuto.
efenilcetonúria.
Questão 30
Disponível em: www.sucatas.com. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).
O boato de que os lacres das latas de alumínio teriam um alto valor comercial levou muitas pessoas a juntarem esse material na expectativa de ganhar dinheiro com sua venda. As empresas fabricantes de alumínio esclarecem que isso não passa de uma “lenda urbana”, pois ao retirar o anel da lata, dificulta-se a reciclagem do alumínio. Como a liga do qual é feito o anel contém alto teor de magnésio, se ele não estiver junto com a lata, fica mais fácil ocorrer a oxidação do alumínio no forno. A tabela apresenta as semirreações e os valores de potencial padrão de redução de alguns metais:
Com base no texto e na tabela, que metais poderiam entrar na composição do anel das latas com a mesma função do magnésio, ou seja, proteger o alumínio da oxidação nos fornos e não deixar diminuir o rendimento da sua reciclagem?
aSomente o lítio, pois ele possui o menor potencial de redução.
bSomente o cobre, pois ele possui o maior potencial de redução.
cSomente o potássio, pois ele possui potencial de redução mais próximo do magnésio.
dSomente o cobre e o zinco, pois eles sofrem oxidação mais facilmente que o alumínio.
eSomente o lítio e o potássio, pois seus potenciais de redução são menores do que o do alumínio.
Questão - INGLÊS
I, too
I, too, sing America.
I am the darker brother.
They send me to eat in the kitchen
When company comes,
But I laugh,
And eat well,
And grow strong.
Tomorrow,
I'll be at the table
When company comes.
Nobody'll dare
Say to me,
"Eat in the kitchen,"
Then.
Besides,
They'll see how beautiful I am
And be ashamed
I, too, am America.
HUGHES, L. In: RAMPERSAD, A.; ROESSEL, D. (Ed.) The collected poems of Langston Hughes. New York: Knopf, 1994.
Langston Hughes foi um poeta negro americano que viveu no século XX e escreveu I, too em 1932. No poema, a personagem descreve uma prática racista que provoca nela um sentimento de
acoragem, pela superação.
bvergonha, pelo retraimento.
ccompreensão, pela aceitação.
dsuperioridade, pela arrogância.
eresignação, pela submissão.
Questão - ESPANHOL
QUINO.Disponível em: http://mafalda.dreamers.com. Acesso em: 27 fev. 2012.
A personagem Susanita, no último quadro, inventa o vocábulo mujerez, utilizando-se de um recurso de formação de
palavra existente na língua espanhola. Na concepção da personagem, o sentido do vocábulo mujerez remete à
afalta de feminilidade das mulheres que não se dedicam às tarefas domésticas.
bvalorização das mulheres que realizam todas as tarefas domésticas.
cinferioridade das mulheres que praticam as tarefas domésticas.
drelevância social das mulheres que possuem empregados para realizar as tarefas domésticas.
eindependência das mulheres que não se prendem apenas às tarefas domésticas.
Questão 1
VERBO SER
QUE VAI SER quando crescer? Vivem perguntando em redor. Que é ser? É ter um corpo, um jeito, um nome? Tenho os três. E sou? Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito? Ou a gente só principia
a ser quando cresce? É terrível, ser? Dói? É bom? É triste? Ser: pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas? Repito: ser, ser, ser. Er. R. Que vou ser quando crescer? Sou obrigado a? Posso escolher? Não dá para entender. Não vou ser. Não quero ser. Vou crescer assim
mesmo. Sem ser. Esquecer.
ANDRADE, C. D. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992.
A inquietação existencial do autor com a autoimagem corporal e a sua corporeidade se desdobra em questões existenciais que têm origem
ano conflito do padrão corporal imposto contra as
convicções de ser autêntico e singular.
bna aceitação das imposições da sociedade seguindo
a influência de outros.
cna confiança no futuro, ofuscada pelas tradições e
culturas familiares.
dno anseio de divulgar hábitos enraizados,
negligenciados por seus antepassados.
ena certeza da exclusão, revelada pela indiferença de
seus pares.
Questão 2
A tabela a seguir mostra a evolução da receita bruta anual nos três últimos anos de cinco microempresas (ME) que se encontram à venda.
Um investidor deseja comprar duas das empresas listadas na tabela. Para tal, ele calcula a média da receita bruta anual dos últimos três anos (de 2009 até 2011) e escolhe as duas empresas de maior média anual.
As empresas que este investidor escolhe comprar são
aBalas W e Pizzaria Y.
bChocolates X e Tecelagem Z.
cPizzaria Y e Alfinetes V.
dPizzaria Y e Chocolates X.
eTecelagem Z e Alfinetes V.
Questão 3
Labaredas nas trevas - Fragmentos do diário secreto de Teodor Konrad Nalecz Korzeniowski
20 DE JULHO [1912]
Peter Sumerville pede-me que escreva um artigo sobre Crane. Envio-lhe uma carta: "Acredite-me, prezado senhor, nenhum jornal ou revista se interessaria por qualquer coisa que eu, ou outra pessoa, escrevesse sobre Stephen Crane. Ririam da sugestão. [...] Dificilmente encontro alguém, agora, que saiba quem é Stephen Crane ou lembre-se de algo dele. Para os jovens escritores que estão surgindo ele simplesmente não existe."
20 DE DEZEMBRO [1919]
Muito peixe foi embrulhado pelas folhas de jornal. Sou reconhecido como o maior escritor vivo da língua inglesa. Já se passaram dezenove anos desde que Crane morreu, mas eu não o esqueço. E parece que outros também não. The London Mercury resolveu celebrar os vinte e cinco anos de publicação de um livro que, segundo eles, foi "um fenômeno hoje esquecido" e me pediram um artigo.
FONSECA, R. Romance negro e outras histórias. São Paulo: Companhia das Letras, 1992 (fragmento).
Na construção de textos literários, os autores recorrem com frequência a expressões metafóricas. Ao empregar o enunciado metafórico "Muito peixe foi embrulhado pelas folhas de jornal", pretendeu-se estabelecer, entre
os dois fragmentos do texto em questão, uma relação semântica de
acausalidade, segundo a qual se relacionam as partes de um texto, em que uma contém a causa e a outra, a consequência.
btemporalidade, segundo a qual se articulam as partes de um texto, situando no tempo o que é relatado nas partes em questão.
ccondicionalidade, segundo a qual se combinam duas partes de um texto, em que uma resulta ou depende de circunstâncias apresentadas na outra.
dadversidade, segundo a qual se articulam duas partes de um texto em que uma apresenta uma orientação argumentativa distinta e oposta à outra.
efinalidade, segundo a qual se articulam duas partes de um texto em que uma apresenta o meio, por exemplo, para uma ação e a outra, o desfecho da mesma.
Questão 4
NIEMAN, D. Exercício e saúde. São Paulo: Manole, 1999 (adaptado).
A partir dos efeitos fisiológicos do exercício físico no organismo, apresentados na figura, são adaptações benéficas à saúde de um indivíduo:
aDiminuição da frequência cardíaca em repouso e aumento da oxigenação do sangue.
bDiminuição da oxigenação do sangue e aumento da frequência cardíaca em repouso.
cDiminuição da frequência cardíaca em repouso e aumento da gordura corporal.
dDiminuição do tônus muscular e aumento do percentual de gordura corporal.
eDiminuição da gordura corporal e aumento da frequência cardíaca em repouso.
Questão 5
Disponível em: www.assine.abril.com.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).
Com o advento da internet, as versões de revistas e livros também se adaptaram às novas tecnologias. A análise do texto publicitário apresentado revela que o surgimento das novas tecnologias
aproporcionou mudanças no paradigma de consumo e oferta de revistas e livros.
bincentivou a desvalorização das revistas e livros impressos.
cviabilizou a aquisição de novos equipamentos digitais.
daqueceu o mercado de venda de computadores.
ediminuiu os incentivos à compra de eletrônicos.
Questão 6
"Ele era o inimigo do rei", nas palavras de seu biógrafo, Lira Neto. Ou, ainda, "um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil". Assim era José de Alencar (1829-1877), o
conhecido autor de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil. Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas, indianistas e históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor de peças de teatro, advogado, deputado federal e até ministro da Justiça. Para ajudar na descoberta das múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte de seu acervo inédito será digitalizada.
História Viva, n. 99, 2011.
Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende-se que
aa digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender seus romances.
bo conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta obra literária com temática atemporal.
ca divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra sua importância para a história do Brasil Imperial.
da digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.
eo grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por sua temática indianista.
Questão 7
LAERTE. Disponível em: http://blog.educacional.com.br. Acesso em: 8 set. 2011.
Que estratégia argumentativa leva o personagem do terceiro quadrinho a persuadir sua interlocutora?
aProva concreta, ao expor o produto ao consumidor.
bConsenso, ao sugerir que todo vendedor tem técnica.
cRaciocínio lógico, ao relacionar uma fruta com um produto eletrônico.
dComparação, ao enfatizar que os produtos apresentados anteriormente são inferiores.
eIndução, ao elaborar o discurso de acordo com os anseios do consumidor.
Questão 8
Todas as características tidas como exclusivas dos humanos são compartilhadas por outros animais, ainda que em menor grau.
INTELIGÊNCIA
A ideia de que somos os únicos animais racionais tem sido destruída
desde os anos 40. A maioria das aves e mamíferos tem algum tipo
de raciocínio.
AMOR
O amor, tido como o mais elevado dos sentimentos, é parecido em várias
espécies, como os corvos, que também criam laços duradouros, se
preocupam com o ente querido e ficam de luto depois de sua morte.
CONSCIÊNCIA
Chimpanzés se reconhecem no espelho. Orangotangos observam
e enganam humanos distraídos. Sinais de que sabem quem são e se
distinguem dos outros. Ou seja, são conscientes.
CULTURA
O primatologista Frans de Waal juntou vários exemplos de cetáceos e
primatas que são capazes de aprender novos hábitos e de transmiti-los
para as gerações seguintes. O que é cultura se não isso?
BURGIERMAN, D. Superinteressante, n. 190, jul. 2003.
adefinição e hierarquia.
bexemplificação e comparação.
ccausa e consequência.
dfinalidade e meios.
eautoridade e modelo.
Questão 9
Com o texto eletrônico, enfim, parece estar ao alcance de nossos olhos e de nossas mãos um sonho muito antigo da humanidade, que se poderia resumir em duas palavras, universalidade e interatividade. As luzes, que pensavam que Gutenberg tinha propiciado aos homens uma promessa universal, cultivavam um modo de utopia. Elas imaginavam poder, a partir das práticas privadas de cada um, construir um espaço de intercâmbio crítico das ideias e opiniões. O sonho de Kant era que cada um fosse ao mesmo tempo leitor e autor, que emitisse juízos sobre as instituições de seu tempo, quaisquer que elas fossem e que, ao mesmo tempo, pudesse refletir sobre o juízo emitido pelos outros. Aquilo que outrora só era permitido pela comunicação manuscrita ou a circulação dos impressos encontra hoje um suporte poderoso com o texto eletrônico.
CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Unesp, 1998.
No trecho apresentado, o sociólogo Roger Chartier caracteriza o texto eletrônico como um poderoso suporte que coloca ao alcance da humanidade o antigo sonho de universalidade e interatividade, uma vez que cada um
passa a ser, nesse espaço de interação social, leitor e autor ao mesmo tempo. A universalidade e a interatividade que o texto eletrônico possibilita estão diretamente relacionadas à função social da internet de
apropiciar o livre e imediato acesso às informações e ao intercâmbio de julgamentos.
bglobalizar a rede de informações e democratizar o acesso aos saberes.
cexpandir as relações interpessoais e dar visibilidade aos interesses pessoais.
dpropiciar entretenimento e acesso a produtos e serviços.
eexpandir os canais de publicidade e o espaço mercadológico.
Questão 10
O sedutor médio
Vamos juntar
Nossas rendas e
expectativas de vida
querida,
o que me dizes?
Ter 2, 3 filhos
e ser meio felizes?
VERISSIMO, L. F. Poesia numa hora dessas?! Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
No poema O sedutor médio, é possível reconhecer a presença de posições críticas
anos três primeiros versos, em que "juntar expectativas de vida" significa que, juntos, os cônjuges poderiam viver mais, o que faz do casamento uma convenção benéfica.
bna mensagem veiculada pelo poema, em que os valores da sociedade são ironizados, o que é acentuado pelo uso do adjetivo "médio" no título e do advérbio "meio" no verso final.
cno verso "e ser meio felizes?", em que "meio" é sinônimo de metade, ou seja, no casamento, apenas um dos cônjuges se sentiria realizado.
dnos dois primeiros versos, em que "juntar rendas" indica que o sujeito poético passa por dificuldades financeiras e almeja os rendimentos da mulher.
eno título, em que o adjetivo "médio" qualifica o sujeito poético como desinteressante ao sexo oposto e inábil em termos de conquistas amorosas.
Questão 11
E-mail com hora programada
Redação INFO, 28 de agosto de 2007.
Agende o envio de e-mails no Thunderbird com a extensão SendLater
Nem sempre é interessante mandar um e-mail na hora. Há situações em que agendar o envio de uma mensagem é útil, como em datas comemorativas ou quando o e-mail serve para lembrar o destinatário de algum evento futuro. O Thunderbird, o ótimo cliente de e-mail do grupo Mozilla, conta com uma extensão para esse fim. Trata-se do SendLater. Depois de instalado, ele cria um item no menu de criação de mensagens que permite marcar o dia e a hora exatos para o envio do e-mail. Só há um ponto negativo: para garantir que a mensagem seja enviada na hora, o Thunderbird deverá estar em execução. Senão, ele mandará o e-mail somente na próxima vez que for rodado.
Disponível em: http://info.abril.com.br. Acesso em: 18 fev. 2012 (adaptado).
Considerando-se a função do SendLater, o objetivo do autor do texto E-mail com hora programada é
aeliminar os entraves no envio de mensagens via e-mail.
bviabilizar a aquisição de conhecimento especializado
pelo usuário.
cpermitir a seleção dos destinatários dos textos enviados.
dcontrolar a quantidade de informações constantes do corpo do texto.
edivulgar um produto ampliador da funcionalidade de um recurso comunicativo.
Questão 12
Cartaz afixado nas bibliotecas centrais e setoriais da Universidade Federal de Goiás (UFG), 2011.
Considerando-se a finalidade comunicativa comum do gênero e o contexto específico do Sistema de Biblioteca da UFG, esse cartaz tem função predominantemente
asocializadora, contribuindo para a popularização da arte.
bsedutora, considerando a leitura como uma obra de arte.
cestética, propiciando uma apreciação despretensiosa da obra.
deducativa, orientando o comportamento de usuários de um serviço.
econtemplativa, evidenciando a importância de
artistas internacionais.
Questão 13
LXXVIII (Camões, 1525?-1580)
Leda serenidade deleitosa,
Que representa em terra um paraíso;
Entre rubis e perlas doce riso;
Debaixo de ouro e neve cor-de-rosa;
Presença moderada e graciosa,
Onde ensinando estão despejo e siso
Que se pode por arte e por aviso,
Como por natureza, ser fermosa;
Fala de quem a morte e a vida pende,
Rara, suave; enfim, Senhora, vossa;
Repouso nela alegre e comedido:
Estas as armas são com que me rende
E me cativa Amor; mas não que possa
Despojar-me da glória de rendido.
CAMÕES, L. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008.
SANZIO, R. (1483-1520) A mulher com o unicórnio. Roma, Galleria Borghese. Disponível em: www.arquipelagos.pt. Acesso em: 29 fev. 2012.
A pintura e o poema, embora sendo produtos de duas linguagens artísticas diferentes, participaram do mesmo contexto social e cultural de produção pelo fato de ambos
aapresentarem um retrato realista, evidenciado pelo unicórnio presente na pintura e pelos adjetivos usados no poema.
bvalorizarem o excesso de enfeites na apresentação pessoal e na variação de atitudes da mulher, evidenciadas pelos adjetivos do poema.
capresentarem um retrato ideal de mulher marcado pela sobriedade e o equilíbrio, evidenciados pela postura, expressão e vestimenta da moça e os adjetivos usados no poema.
ddesprezarem o conceito medieval da idealização da mulher como base da produção artística, evidenciado pelos adjetivos usados no poema.
eapresentarem um retrato ideal de mulher marcado pela emotividade e o conflito interior, evidenciados pela expressão da moça e pelos adjetivos do poema.
Questão 14
TEXTO I
A característica da oralidade radiofônica, então, seria aquela que propõe o diálogo com o ouvinte: a simplicidade, no sentido da escolha lexical; a concisão e coerência, que se traduzem em um texto curto, em linguagem coloquial e com organização direta; e o ritmo, marcado pelo locutor, que deve ser o mais natural (do diálogo). É esta organização que vai "reger" a veiculação da mensagem, seja ela interpretada ou de improviso, com objetivo de dar melodia à transmissão oral, dar emoção, personalidade ao relato de fato.
VELHO, A. P. M. A linguagem do rádio multimídia. Disponível em: www.bocc.ubi.pt. Acesso em: 27 fev. 2012.
TEXTO II
A dois passos do paraíso
A Rádio Atividade leva até vocês
Mais um programa da séria série
"Dedique uma canção a quem você ama"
Eu tenho aqui em minhas mãos uma carta
Uma carta d'uma ouvinte que nos escreve
E assina com o singelo pseudônimo de
"Mariposa Apaixonada de Guadalupe"
Ela nos conta que no dia que seria
o dia mais feliz de sua vida
Arlindo Orlando, seu noivo
Um caminhoneiro conhecido da pequena e
Pacata cidade de Miracema do Norte
Fugiu, desapareceu, escafedeu-se
Oh! Arlindo Orlando volte
Onde quer que você se encontre
Volte para o seio de sua amada
Ela espera ver aquele caminhão voltando
De faróis baixos e para-choque duro...
BLITZ. Disponível em: http://letras.terra.com.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (fragmento).
Em relação ao Texto I, que analisa a linguagem do rádio, o Texto II apresenta, em uma letra de canção,
aestilo simples e marcado pela interlocução com o
receptor, típico da comunicação radiofônica.
blirismo na abordagem do problema, o que o afasta de uma possível situação real de comunicação radiofônica.
cmarcação rítmica dos versos, o que evidencia o fato de
o texto pertencer a uma modalidade de comunicação diferente da radiofônica.
ddirecionamento do texto a um ouvinte específico, divergindo da finalidade de comunicação do rádio, que é atingir as massas.
eobjetividade na linguagem caracterizada pela ocorrência rara de adjetivos, de modo a diminuir as marcas de subjetividade do locutor.
Questão 15
Ai, palavras, ai, palavras
que estranha potência a vossa!
Todo o sentido da vida
principia a vossa porta:
o mel do amor cristaliza
seu perfume em vossa rosa;
sois o sonho e sois a audácia,
calúnia, fúria, derrota...
A liberdade das almas,
ai! Com letras se elabora...
E dos venenos humanos
sois a mais fina retorta:
frágil, frágil, como o vidro
e mais que o aço poderosa!
Reis, impérios, povos, tempos,
pelo vosso impulso rodam...
MEIRELES, C. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985 (fragmento).
O fragmento destacado foi transcrito do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. Centralizada no episódio histórico da Inconfidência Mineira, a obra, no entanto, elabora uma reflexão mais ampla sobre a seguinte relação entre o homem e a linguagem:
aA força e a resistência humanas superam os danos provocados pelo poder corrosivo das palavras.
bAs relações humanas, em suas múltiplas esferas, têm seu equilíbrio vinculado ao significado das palavras.
cO significado dos nomes não expressa de forma justa e completa a grandeza da luta do homem pela vida.
dRenovando o significado das palavras, o tempo permite às gerações perpetuar seus valores e suas crenças.
eComo produto da criatividade humana, a linguagem tem seu alcance limitado pelas intenções e gestos.
Questão 16
Picasso, P. Les Demoiselles d'Avignon. Nova York, 1907.
ARGAN, G. C. Arte moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
O quadro Les Demoiselles d'Avignon (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX. Essa nova tendência se caracteriza pela
apintura de modelos em planos irregulares.
bmulher como temática central da obra.
ccena representada por vários modelos.
doposição entre tons claros e escuros.
enudez explorada como objeto de arte.
Questão 17
Um maquinista de trem ganha R$ 100,00 por viagem e só pode viajar a cada 4 dias. Ele ganha somente se fizer a viagem e sabe que estará de férias de 1º a 10 de junho, quando não poderá viajar. Sua primeira viagem ocorreu no dia primeiro de janeiro. Considere que o ano tem 365 dias.
Se o maquinista quiser ganhar o máximo possível, quantas viagens precisará fazer?
a37
b51
c88
d89
e91
Questão 18
Para decorar a fachada de um edifício, um arquiteto projetou a colocação de vitrais compostos de quadrados de lado medindo 1 m, conforme a figura a seguir.
Nesta figura, os pontos A, B, C e D são pontos médios dos lados do quadrado e os segmentos AP e QC medem 1/4 da medida do lado do quadrado. Para confeccionar um vitral, são usados dois tipos de materiais: um para a parte sombreada da figura, que custa R$ 30,00 o m2, e outro para a parte mais clara (regiões ABPDA e BCDQB), que custa R$ 50,00 o m2.
De acordo com esses dados, qual é o custo dos materiais usados na fabricação de um vitral?
aR$ 22,50
bR$ 35,00
cR$ 40,00
dR$ 42,50
eR$ 45,00
Questão 19
João decidiu contratar os serviços de uma empresa por telefone através do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). O atendente ditou para João o número de protocolo de atendimento da ligação e pediu que ele anotasse. Entretanto, João não entendeu um dos algarismos ditados pelo atendente e anotou o número 1 3 _ 9 8 2 0 7, sendo que o espaço vazio é o do algarismo que João não entendeu.
De acordo com essas informações, a posição ocupada pelo algarismo que falta no número de protocolo é a de
acentena.
bdezena de milhar.
ccentena de milhar.
dmilhão.
ecentena de milhão.
Questão 20
Uma mãe recorreu à bula para verificar a dosagem de um remédio que precisava dar a seu filho. Na bula,
recomendava-se a seguinte dosagem: 5 gotas para cada 2 kg de massa corporal a cada 8 horas.
Se a mãe ministrou corretamente 30 gotas do remédio a seu filho a cada 8 horas, então a massa corporal dele é de
a12 kg.
b16 kg.
c24 kg.
d36 kg.
e75 kg.
Questão 21
O gráfico mostra a variação da extensão média de gelo marítimo, em milhões de quilômetros quadrados,
comparando dados dos anos 1995, 1998, 2000, 2005 e 2007. Os dados correspondem aos meses de junho a setembro. O Ártico começa a recobrar o gelo quando termina o verão, em meados de setembro. O gelo do mar atua como o sistema de resfriamento da Terra, refletindo quase toda a luz solar de volta ao espaço. Águas de oceanos
escuros, por sua vez, absorvem a luz solar e reforçam o aquecimento do Ártico, ocasionando derretimento crescente do gelo.
Disponível em: http://sustentabilidade.allianz.com.br. Acesso em: fev. 2012 (adaptado).
Com base no gráfico e nas informações do texto, é possível inferir que houve maior aquecimento global em
a1995
b1998.
c2000.
d2005.
e2007.
Questão 22
Num projeto da parte elétrica de um edifício residencial a ser construído, consta que as tomadas
deverão ser colocadas a 0,20 m acima do piso, enquanto os interruptores de luz deverão ser colocados a 1,47 m acima do piso. Um cadeirante, potencial comprador de um apartamento desse edifício, ao ver tais medidas, alerta para o fato de que elas não contemplarão suas necessidades. Os referenciais de alturas (em metros) para atividades que não exigem o uso de força são mostrados na figura seguinte.
Uma proposta substitutiva, relativa às alturas de tomadas e interruptores, respectivamente, que atenderá àquele potencial comprador é
a0,20 m e 1,45 m.
b0,20 m e 1,40 m.
c0,25 m e 1,35 m.
d0,25 m e 1,30 m.
e0,45 m e 1,20 m.
Questão 23
Uma pesquisa realizada por estudantes da Faculdade de Estatística mostra, em horas por dia, como os jovens entre 12 e 18 anos gastam seu tempo, tanto durante a semana (de segunda-feira a sexta-feira), como no fim de semana (sábado e domingo). A seguinte tabela ilustra os resultados da pesquisa.
De acordo com esta pesquisa, quantas horas de seu tempo gasta um jovem entre 12 e 18 anos, na semana inteira (de segunda-feira a domingo), nas atividades escolares?
a20
b21
c24
d25
e27
Questão 24
A capacidade mínima, em BTU/h, de um aparelho de ar-condicionado, para ambientes sem exposição ao sol,
pode ser determinada da seguinte forma:
• 600 BTU/h por m2, considerando-se até duas pessoas no ambiente;
• para cada pessoa adicional nesse ambiente, acrescentar 600 BTU/h;
• acrescentar mais 600 BTU/h para cada equipamento eletroeletrônico em funcionamento no ambiente.
Será instalado um aparelho de ar-condicionado em uma sala, sem exposição ao sol, de dimensões 4 m x 5 m, em
que permaneçam quatro pessoas e possua um aparelho de televisão em funcionamento.
A capacidade mínima, em BTU/h, desse aparelho de ar-condicionado deve ser
a12 000.
b12 600.
c13 200.
d13 800.
e15 000.
Questão 25
O diretor de uma escola convidou os 280 alunos de terceiro ano a participarem de uma brincadeira.
Suponha que existem 5 objetos e 6 personagens numa casa de 9 cômodos; um dos personagens esconde um dos objetos em um dos cômodos da casa.
O objetivo da brincadeira é adivinhar qual objeto foi escondido por qual personagem e em qual cômodo da casa o objeto foi escondido.
Todos os alunos decidiram participar. A cada vez um aluno é sorteado e dá a sua resposta. As respostas devem ser sempre distintas das anteriores, e um mesmo aluno
não pode ser sorteado mais de uma vez. Se a resposta do aluno estiver correta, ele é declarado vencedor e a brincadeira é encerrada.
O diretor sabe que algum aluno acertará a resposta porque há
a10 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.
b20 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.
c119 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.
d260 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.
e270 alunos a mais do que possíveis respostas distintas.
Questão 26
O esporte de alta competição da atualidade produziu uma questão ainda sem resposta: Qual é o limite do corpo humano? O maratonista original, o grego da lenda, morreu de fadiga por ter corrido 42 quilômetros. O americano Dean Karnazes, cruzando sozinho as planícies da Califórnia, conseguiu correr dez vezes mais em 75 horas. Um professor de Educação Física, ao discutir com a turma o texto sobre a capacidade do maratonista americano, desenhou na lousa uma pista reta de 60 centímetros, que representaria o percurso referido.
Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 25 jun. 2011 (adaptado).
Se o percurso de Dean Karnazes fosse também em uma pista reta, qual seria a escala entre a pista feita pelo
professor e a percorrida pelo atleta?
a1:700
b1:7 000
c1:70 000
d1:700 000
e1:7 000 000
Questão 27
Em um blog de variedades, músicas, mantras e informações diversas, foram postados "Contos de
Halloween". Após a leitura, os visitantes poderiam opinar, assinalando suas reações em: "Divertido", "Assustador" ou "Chato". Ao final de uma semana, o blog registrou que 500 visitantes distintos acessaram esta postagem.
O gráfico a seguir apresenta o resultado da enquete.
O administrador do blog irá sortear um livro entre os visitantes que opinaram na postagem "Contos de Halloween".
Sabendo que nenhum visitante votou mais de uma vez, a probabilidade de uma pessoa escolhida ao acaso entre
as que opinaram ter assinalado que o conto "Contos de Halloween" é "Chato" é mais aproximada por
a0,09.
b0,12.
c0,14.
d0,15.
e0,18.
Questão 28
Um produtor de café irrigado em Minas Gerais recebeu um relatório de consultoria estatística, constando, entre outras informações, o desvio padrão das produções de uma safra dos talhões de sua propriedade. Os talhões têm a mesma área de 30 000 m2 e o valor obtido para o desvio padrão foi de 90 kg/talhão. O produtor deve apresentar as informações sobre a produção e a variância dessas
produções em sacas de 60 kg por hectare (10 000 m2).
A variância das produções dos talhões expressa em (sacas/hectare)2 é
a20,25.
b4,50.
c0,71.
d0,50.
e0,25.