Ao Pé da Letra
Escolha uma música da série
NENHUM DE NÓS - CAMILA, CAMILA
A chuva que castiga o Rio Grande do Sul nos últimos dias deve causar transtorno para muita gente, mas o Nenhum de Nós não pode se queixar de mau tempo.
Em 1986, foi graças a um temporal que a banda encontrou o nome e refrão daquele que seria o seu primeiro hit: Camila, Camila.
Segundo o vocalista Thedy Corrêa, a letra, baseada em uma colega de escola que sofria abusos físicos do namorado, já estava praticamente pronta. Só faltava um título - que, sem querer, acabou virando também o nome da personagem.
- Era um dia chuvoso e o estúdio onde ensaiávamos estava com o chão coberto de jornais. Em um deles, eu li o nome "Camila". Eu puxei a nota referente ao refrão e cantei "camila", e a gente notou que ali tinha alguma coisa - lembra Thedy.
Inicialmente calcada no rock progressivo do King Crimson, a música mudou de rumo para uma batida inspirada no rock eletrônico New Order - e fez tanto sucesso junto a gravadora que acelerou o lançamento do primeiro disco da banda, em 1987.
- Ela foi o nosso passaporte para a música profissional - pontua o guitarrista Carlos Stein.

Depois da última noite de festa
Chorando e esperando amanhecer, amanhecer
As coisas aconteciam com alguma explicação
Com alguma explicação
Depois da última noite de chuva
Chorando e esperando amanhecer, amanhecer
Às vezes peço a ele que vá embora
Que vá embora
Camila
Camila, Camila
Eu que tenho medo até de suas mãos
Mas o ódio cega e você não percebe
Mas o ódio cega
E eu que tenho medo até do seu olhar
Mas o ódio cega e você não percebe
Mas o ódio cega
A lembrança do silêncio
Daquelas tardes, daquelas tardes
Naquelas marcas, naquelas marcas
Os olhos que passavam o dia
A me vigiar, a me vigiar
Baixava a minha cabeça pra tudo
Era assim que as coisas aconteciam
Era assim que eu via tudo acontecer
Thedy: A gente estava no estúdio ensaiando a música e ela ainda não tinha refrão, quando eu olhei para o chão e tinha um anúncio de um filme argentino chamado Camila. Eu puxei a nota referente ao refrão e cantei "camila", e a gente notou que ali tinha alguma coisa.
Thedy: A gente sempre foi muito cinematográfico, então essa imagem representa bem isso, da garota voltando de uma festa em que as coisas não deram muito certo e agora só resta a ela esperar o dia amanhecer.
Thedy: é quando a personagem começa a se dar conta de que o que acontecia tinha uma razão, mesmo que fosse a falta dela.
Thedy: Essa é uma parte que é das mais evidentes, que mais deixa claro do que a música trata.
Thedy: Acho que essa imagem se tornou mais comum depois da música, da insanidade das pessoas, que só de olhar já te causava medo. Aquele olhar do Jack Nicholson no O Iluminado.
Carlos: É a história da janela da alma.
Thedy: Não sei se ela tinha essa idade exatamente, mas era por ai, nessa faixa etária.