PRAZER,
ALGORITMO.
Ele é mutável e seu funcionamento é guardado a sete chaves, mas o pouco que o Facebook revela sobre o seu algoritmo – o mecanismo que faz com que vejamos determinadas postagens e não outras em nossa timeline – já ajuda bastante a compreendê-lo. Sua fórmula básica é o EdgeRank.
Funciona assim:
Considera o relacionamento entre o usuário do Facebook e o autor do post. Quanto mais próxima a relação, mais alto o índice. É por isso que sua namorada aparece sempre na timeline, e não aquele colega estranho do Ensino Médio que te adicionou outro dia.
Atenção! A via é de mão única
Este fator aumenta à medida que eu interajo com uma pessoa, mas, apenas em um sentido. Ou seja, se a A curtir e comentar coisas de B, B aparece mais na timeline para A, mas não necessariamente A aparece mais na timeline de B. Isso só acontecerá se B interagir comigo de volta.
Tipo diferentes de post têm diferentes pesos. Quanto maior o peso dos posts, maior a chance de ele aparecer na timeline dos seus amigos. É uma forma de o Facebook incentivar postagens mais visuais, estimular o compartilhamento e fazer com que os usuários usem cada vez mais a rede social para armazenar dados sobre elas mesmas, como álbuns de fotos e pistas do que lhe interessa. Para fins comerciais futuros, são dados que valem ouro.
A ordem decrescente do peso é:
1. Posts com fotos e vídeos
2. Posts com links para outros sites
3. Posts apenas com textos
Atenção! Quanto mais curtidas, mais curtidas
Posts com bom engajamento aumentam consideravelmente o índice de peso. Se uma postagem sua for bem recebida pelos seus amigos mais próximos e receber algumas curtidas, aumentam as chances de ela ser mostrada também para os amigos mais distantes, aqueles que visualizam as suas postagens de vez em quando. Isso aumenta as chances de novas curtidas. Se houver feedback negativo de uma postagem, como alguém denunciar ou deixar de segui-lo, acontece o contrário. O post aparecerá para menos pessoas.
Com o tempo um post vai sendo menos mostrado. Quanto mais recente o post, este índice aumenta. Dessa forma, a timeline do Facebook fica atualizada com postagens mais recentes.
Atenção! Respeito aos retardatários
Um cuidado do Facebook é se adequar à forma com que os usuários usam a rede social. Se uma pessoa mantém o Facebook aberto o tempo todo, recebe sempre informações recentes na timeline. Se usa a ferramenta esporadicamente, o Facebook tem o cuidado de mostrar a ela um panorama das últimas horas ou dias, e não necessariamente as postagens mais quentinhas. Para algumas pessoas, postagens de dias atrás ainda podem ser mostradas. É por isso que aquela sua tia curte as suas fotos depois de todo mundo.
Afinidade
Peso
Atualidade
Desvio