COMO ENTRAR NA USP PELO ENEM
COMO INGRESSAR
A Universidade de São Paulo (USP) utilizará a nota no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso a partir de 2015. Quem fizer as provas nos dias 24 e 25 de outubro poderá disputar vagas na USP em 2016 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Depois de sair o resultado do exame, o estudante deve utilizar a nota para selecionar o curso de interesse no Sisu.
O QUE MUDOU
A principal forma de ingresso era o vestibular tradicional organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), um dos maiores do Brasil. Realizado em duas fases, o processo conta com questões objetivas e discursivas. Os testes são realizados somente em São Paulo. Agora, não será preciso passar pelas duas etapas do processo de seleção, sendo suficiente apenas a nota do Enem. Outro benefício é que não será necessário sair da cidade de origem para prestar o vestibular.
VAGA PELO ENEM E PELA FUVEST?
Com a novidade, o candidato poderá tentar o ingresso duas vezes – isso porque Enem e Fuvest são dois processos seletivos diferentes. Mas se o estudante for aprovado para duas vagas em cursos diferentes, só poderá fazer uma matrícula.
QUANTAS VAGAS
O Enem só vale para 13,5% do total de vagas dos cursos de graduação da USP. Serão 11.057 oferecidas no próximo concurso vestibular, sendo 1.489 destinadas ao Sisu e 9.568 vagas pela Fuvest. Quem quiser entrar na disputa com a nota do Enem terá à disposição 413 vagas na área de ciências exatas e tecnologia, 348 em ciências biológicas e 728 em humanidades. Dos 143 cursos de graduação, 85 decidiram aderir ao Enem parcialmente, e 58 mantiveram 100% das vagas no processo seletivo tradicional.
QUAIS CURSOS ESTÃO DENTRO
QUEM FICOU DE FORA
As unidades que não disponibilizarão vagas no Sisu são a Escola Politécnica, a Escola de Engenharia de São Carlos, o Instituto de Física, o Instituto de Química de São Carlos, a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Odontologia e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Mas há cursos oferecidos nesses locais que estão disponíveis em outras unidades, como Economia em Ribeirão Preto, por exemplo.
CHANCE PARA O ENSINO PÚBLICO
As vagas da USP que serão disputadas pelo Sisu privilegiarão os estudantes de escolas públicas. Dos 1.489 lugares, 1.159 serão destinados apenas a estudantes que fizeram os três anos do Ensino Médio na rede pública. Para a ampla concorrência, ficaram 330 oportunidades. Haverá cotas raciais apenas para 13 cursos.
ADESÃO DO ENEM PELA USP VALE ATÉ QUANDO?
Assim como aconteceu com a UFRGS, a utilização parcial do Enem é encarada como caráter experimental pela universidade e vale para o vestibular 2016. No ano que vem, o tema deve voltar à pauta. Ainda não há definição sobre o assunto.
PODE USAR A NOTA DE UM ENEM ANTERIOR?
Isso não está definido, mas a tendência é de que a universidade aceite somente a nota do Enem 2015.